Nesta quinta-feira será inaugurada as obras de reforma e ampliação do prédio do Senai de Três Lagoas, que já está preparando para atender a nova demanda das indústrias de celulose instaladas no município. A inauguração acontecerá às 14h, e contará com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (Fimes), Sérgio Logen, entre outras autoridades.
As obras de reforma e ampliação do prédio do Senai de Três Lagoas custaram mais de R$ 6 milhões, segundo a Fiems, mas, incluindo equipamentos, o valor chega em R$ 10 milhões. A ampliação do Senai envolve a construção de um bloco, com dois pavimentos, plataforma elevatória, 13 salas de aula, anfiteatro, sala de instrutores, copa e banheiros, além de laboratórios de gás natura, de normas regulamentadoras e de informática. Os laboratórios de química e de papel e celulose também foram reformados e ampliados.
O Senai já oferece cursos para atender a demanda das empresas instaladas em Três Lagoas..
De acordo com a Fiems, cursos na área da construção civil também serão oferecidos através do Senai para atender a demanda das empresas de celulose que estão iniciando a ampliação de suas fábricas. Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, o órgão atua através de ações desenvolvidas na sua unidade, propiciando qualificação para trabalhadores , inclusive em bairros ou até em canteiros de obras de empresas, através de unidades móveis.
O diretor informou que, inclusive, já está acertado com a Eldorado a capacitação de mais de duas mil pessoas em áreas de diferentes modalidades. A Fiems oferece também o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido pelo IEL com apoio do Sebrae. Esse programa visa capacitar os fornecedores locais. A Fibria, por exemplo, já anunciou que vai contar com cerca de 60 fornecedores no projeto de expansão da sua fábrica. “O PQF tem foco na qualificação dos fornecedores para atender as grandes empresas instaladas no município e o trabalho desenvolvido pelo Sistema [Fiems] está mudando o cenário de Três Lagoas, transformando a região e contribuindo para o nosso desenvolvimento”, disse o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, através de nota divulgada à imprensa.
De acordo com a Fiems, a qualificação de fornecedores abrange as áreas da construção, serviços hidráulicos e elétricos, hotelaria, recursos humanos, comunicação, alimentos, transporte, entre outros.