Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sensação térmica chega a 44°C em Três Lagoas na tarde desta quarta

Termômetros ficaram próximos dos 40°, segunda temperatura mais alta em todo o MS

População deve manter cuidados com o sol forte - Arquivo
População deve manter cuidados com o sol forte - Arquivo

Três Lagoas ficou na segunda posição entre os municípios de Mato Grosso do Sul mais quentes nesta quarta-feira. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, do Instituto Uniderp/Anhanguera, os termômetros registraram a marca de 39,1°C às 15h desta quarta-feira na cidade. Em contrapartida, a sensação térmica, que impacta no bem estar da população, chegou a 44° C.

O índice de calor só ficou atrás da cidade Porto Murtinho, onde a temperatura chegou a 39,8°C e a sensação térmica, 45°C. Os dados mostram, no entanto, que a onda de calor foi geral.

Dos 15 municípios citados no levantamento, em nenhum a sensação térmica foi abaixo dos 40°.  Em Água Clara, por exemplo, os termômetros marcaram 38,3° e a sensação térmica foi de 43°C.  Enquanto isso, na cidade de Bataguassu, o clima ficou na marca de 37,4°C, com sensação de 42°C.

&saiba Paranaíba, segunda maior cidade da região do Bolsão, registrou 38,1°C e a sensação térmica de 43°C nesta tarde.  Tarde quente também foi registrada na cidade de Cassilândia, onde os termômetros chegaram a 37,4° e a sensação térmica foi de 42.  Nessa região, foram registrados ventos de pouco mais de 40 quilômetros por hora.

COMPARAÇÃO

Já em comparação aos anos anteriores, a noite desta terça-feira, dia 20, foi a mais quente dos últimos seis anos em Mato Grosso do Sul.  Conforme relatório do Instituto Uniderp/Anhanguera, por volta das 18h de terça-feira, os termômetros registraram 32,1°, caindo para somente 27,5°C às 22h. Temperatura semelhante havia sido registrada no ano de 2013. No entanto, naquele ano, o clima tornou-se mais ameno no meio da noite: por volta das 18h, chegou a registrar 32,1°C, mas depois recuou para 26,1°C.