A sexta edição do Torneio de Pesca deste ano encerrou-se no sábado, 16, com recorde de público registrado. De acordo com o presidente da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), Stênio Congro, somente no sábado, 16 o torneio somou 379 equipes participantes, sendo 228 equipes compostas por pessoas de outras cidades, ou seja, 60% dos inscritos. Segundo os organizadores, turistas de 86 municípios e sete estados estiveram presente no evento. “Número de participantes foi maior que em 2014, isso para nós é uma satisfação imensa”, conta.
Conforme Gustavo Roher, integrante da APETL, a estimativa é de que, oito mil pessoas passaram pelo Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox somente no sábado e 12 mil durante os três dias de Torneio. “Além de conhecerem um pouco mais sobre a prática da pesca esportiva, o público pôde prestigiar os dois shows musicais no sábado.”
A equipe vencedora, Cesar da Silva Prado e Fabio Dourado, é da cidade de Itapura (SP). Somando os cinco peixes capturados pela dupla, a medida alcançou 263 centímetros. A equipe do interior de São Paulo também capturou o maior peixe da competição, de 56 cm. Os três-lagoenses Marcos Evangelista e Luiz Camilo ficaram em quarto lugar, com 221,5 centímetros de peixes capturados.
Segundo Gustavo, a média de captura desse ano foi de 40,3cm e somatória de todos os peixes capturados foi de 143 metros.
DESTAQUE
O evento é considerado o maior festival de pesca esportiva de Tucunaré do país. Conforme Lester Scalon, consultor da revista Pesca & Companhia, um evento como este engrandece Três Lagoas e a pesca esportiva como um todo. “Acredito que este torneio só tende a crescer e a melhorar. O evento mostra o quanto a pesca esportiva vem se fortalecendo e por consequência, a forma como movimenta a economia de uma cidade”, afirma.
AVALIAÇÃO
De acordo com Webert Gonçalves da Silva, popularmente conhecido por Capitão Gancho, consultor técnico do evento, o torneio está crescendo tanto em quantidade como em qualidade. Isso nos deixa muito contente.
Segundo Capitão Gancho, o evento tem destaque nacionalmente. “O número de inscritos e a satisfação dos competidores provam a visibilidade e o destaque que o torneio tem em todo o país”.
O Torneio de Pesca Esportiva é um dos principais eventos turísticos da cidade, este ano a estimativa da Associação de pesca esportiva de Três Lagoas (APETL) organizadora do evento é que R$1 milhão seja movimentado na economia local. No ano passado pescadores e visitantes gastaram R$ 800 mil, no comércio e prestadores de serviço de Três Lagoas.