Veículos de Comunicação

4

Sindicatos acionam Elektro após nova queda de energia

Concessionária já havia sido notificada no começo do mês por conta das quedas de energia

Líderes sindicais cobram posicionamento da Elektro sobre apagão na rua Paranaíba - Renata Prandini/JP
Líderes sindicais cobram posicionamento da Elektro sobre apagão na rua Paranaíba - Renata Prandini/JP

Os Sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio de Três Lagoas entraram em contato, na noite desta segunda-feira, com o Setor de Relacionamentos da Elektro para comunicar o problema no abastecimento de energia elétrica registrado em parte da rua Paranaíba, Centro. Lojistas ficaram sem energia ou com o abastecimento parcial por toda a tarde e noite desta segunda-feira. Algumas lojas fecharam as portas no quarteirão entre as ruas João Carrato e Oscar Guimarães.

De acordo com o representante do Comércio Varejista, Sueide Silva Torres, por telefone, ele conversou com o diretor de relacionamentos da empresa, Fábio Costa, e o informou sobre a situação registrada em Três Lagoas. “Passamos a situação que ocorre em Três Lagoas e fomos informados que as providências estão sendo tomadas para reestabelecer o abastecimento de energia e evitar que novas quedas ocorram”, explicou.

Por volta das 19h, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores,  Eurídes Silveira de Freitas, esteve no local afetado pela queda de energia. De acordo com ele, “esse tipo de situação prejudica tanto o empresário quanto o trabalhador, que perde as comissões de vendas”.

No dia 19 de novembro, os dois sindicatos haviam notificado a concessionária Elektro e pedido providências para evitar as frequentes quedas de energia no centro de Três Lagoas. No documento, as entidades alegavam a interrupção abrupta e sem prévia comunicação no fornecimento de energia ao comércio de Três Lagoas por várias vezes entre os meses de setembro e outubro. A preocupação naquela época já era com o mês de dezembro, quando o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente por conta do calor e, também pelo fato de o comércio funcionar em horário especial.

No documento, as duas entidades sindicais pediam modernização e mais investimentos na manutenção e aquisição de novos equipamentos, expansão da rede e outras medidas pertinentes. “Os equipamentos existentes no centro são antigos e não aguentam os picos de energia. A demanda de energia é grande em Três Lagoas”, destacou Sueide.

Em uma reunião realizada na semana passada, no Sindicato Rural de Três Lagoas, o representante da Elektro se prontificou a promover uma força tarefa na área central para melhorar a iluminação pública.

A melhoria na iluminação pública, segundo Sueide, está sendo promovida de acordo com o combinado. “Na medida do possível, estamos cobrando e sendo atendidos. Esperamos que o problema registrado hoje não se repita”.