A Rota Bioceânica consiste em um corredor rodoviário com mais de dois mil quilômetros, que irá interligar os litorais do Oceano Atlântico e do Pacífico, diminuindo em 17 dias o transporte para Ásia e Oceania.
De Campo Grande até a Província de Antofogasta no Chile temos cerca de 2.300 quilômetros e de Santos até os portos do Chile são cerca de 4 mil quilômetros. O diretor do observatório econômico do Sindicato dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal/MS), Clauber Aguiar, explica o ganho para o estado com a Rota Bioceânica. “As mercadorias saindo daqui de Campo Grande basicamente a gente tem um ganho de cerca de duas semanas para esses produtos chegarem até a Ásia, China, Japão e isso é um ganho de tempo e ganho financeiro para as empresas envolvidas nessas operações. Coloca o estado em uma posição de destaque”, explicou.
Em 2022, Mato Grosso do Sul já exportou mais de dois bilhões de dólares para a China, mais de 300 milhões de dólares para os Estados Unidos, mais de 130 milhões de dólares para o Chile, mais de 127 milhões de dólares para o Japão, mais de 120 milhões de dólares para a Coréia. “Ou seja, mais de três bilhões de dólares já foram exportados para esses países. É fácil entender a relação comercial com esses países onde teremos um ganho de praticamente de duas semanas no tempo de entrega dessas mercadorias, significando competitividade para essas empresas, representando também um ganho nos preços desses produtos. Se isso já é uma realidade hoje, a partir da Rota Bioceânica a gente pode esperar a potencialização disso”, complementou Clauber.
O estado apresenta localização geográfica estratégica para o escoamento logístico, pois está no centro da América do Sul, próximo a fronteiras de vários países. O Sindifiscal defende a simplificação tributária pela criação do Simples Estadual, com adoção de três grupos de alíquotas e redução de até dez por cento do ICMS sobre a indústria e o comércio atacadista.
Isso, de acordo com Clauber, possibilita a criação em Mato Grosso do Sul de um grande hub logístico e abertura de empresas e indústrias voltadas para exportação e importação, gerando milhares de empregos.
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