A navegação pela hidrovia do Rio Paraguai e o escoamento de produtos foi retomado este mês tanto em Corumbá como em Porto Murtinho. Os terminais destes dois municípios estão operando mesmo com o nível do rio Paraguai ainda abaixo do desejado. No ao passado o volume de cargas escoado pela hidrovia do Paraguai ficou em 2,1 milhãod e toneladas, 40% inferior ao total de 2019. A seca travou a navegação na via.
Este mês, foi realizado carregamento de soja no porto da FV Cereais, como destino a Argentina. A previsão para o ano de 2021, segundo a empresa, é de que 400 mil toneladas de grãos, já contratadas, sejam embarcadas pelo local, desde que o nível do rio continue oferecendo as condições de calado necessárias para essas operações. No mês passado a Vale já tinha feito um embarque de minério por Ladário.
As condições de navegação do Rio Paraguai e a movimentação nos portos de MS são monitoradas pela Semagro. No primeiro bimestre de 2021, conforme o Imasul, o nível do Rio Paraguai só saiu da condição de estiagem a partir de 13 de janeiro em Ladário; 17 de janeiro em Porto Esperança e 21 de janeiro em Porto Murtinho. Desde então, o rio tem apresentado níveis normais, com curva ascendente em fevereiro e estabilização no mês de março. Nesta quinta-feira (11), o nível do rio chegou a 2,93m em Porto Murtinho, 1,61m em Ladário e 1,60 m em Porto Esperança.
De acordo com as informações da Semagro com dados do Ministério da Economia, não houve movimentação nos terminais portuários de Porto Murtinho no primeiro bimestre de 2021. Já em Corumbá, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 foram exportadas 373 mil toneladas, enquanto no mesmo período de 2020 o volume de exportação no local foi de 661 mil toneladas.