Falta pouco para uma das maiores fabricantes de celulose do Mundo, a Suzano, fazer o anúncio oficial da instalação da sua terceira unidade fabril em Mato Grosso do Sul. A companhia, que já tem duas fábricas instaladas em Três Lagoas, finaliza os estudos de viabilidade técnico-econômica e detalhamento da nova unidade que será instalada em Ribas do Rio Pardo, município localizado na região Centro- Oeste de Mato Grosso do Sul, a 102 quilômetros da capital, Campo Grande.
“A Suzano informa que o Projeto Jubarte, construção de uma nova fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo, segue na fase de estudos de viabilidade técnico-econômica e detalhamento do empreendimento, bem como no início da preparação de parte da infraestrutura necessária para a execução do empreendimento quando da aprovação pelo Conselho de Administração da Empresa. Esclarecemos, ainda, que a Suzano mantém constante avaliação de oportunidades de crescimento e geração de valor, de acordo com o cenário de mercado”, diz companhia em nota enviada ao JPNews.
No mês passado, a companhia abriu na Receita Federal o CNPJ de sua filial em Ribas do Rio Pardo com capital de R$ 9 bilhões para atuação em atividades florestais, como cultivo e extração de madeira- forte indicativo de que, muito em breve, a empresa anuncie oficialmente o empreendimento na cidade sul-mato-grossense. Conforme a própria companhia diz em nota, a empresa já trabalha no início da preparação da parte de infraestrutura necessária para a execução da fábrica.
A expectativa é de que nos próximos dias o Conselho de Administração da Suzano aprove o projeto de construção da fábrica em Ribas. Em decorrência do aumento da demanda por celulose, em especial para a China, bem como outros países, a Suzano aumentou o preço da tonelada do produto, o que permitirá a empresa executar o projeto em Ribas do Rio Pardo, orçado em cerca de US$ 3 bilhões.
O presidente da Suzano, Walter Schalka, já adiantou que a companhia concretizará o investimento assim que tiver a estrutura financeira adequada.
O Projeto Jubarte deve acrescentar 2,2 milhões de toneladas anuais de celulose à capacidade atual da companhia, que já produz mais de 100 milhões de toneladas por ano.
O prefeito de Ribas do Rio Pardo (PSOL) João Alfredo Danieze, se reuniu no mês passado com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para discutir os investimentos necessários no município com a instalação da fábrica.