A Taxa Selic de juros subiu para 2,75%, após seis anos sem aumento. Mas você sabe como isso afeta sua vida?
Primeiramente quem ganha sao oss bancos diretamente beneficiados por uma elevação da taxa Selic devido à diferença entre o custo de captação e os juros cobrados dos clientes, diretamente atrelado ao spread bancário.
Com a alta da Selic para 2,75%, a expectativa é de queda do dólar. Isso porque os juros mais altos por aqui atraem investidores estrangeiros em busca de rentabilidade, o que leva à maior entrada de dólares na nossa economia e, como resultado, o real se aprecia. Neste cenário, as empresas importadoras são impactadas positivamente.
As empresas logísticas portuárias se beneficiam da armazenagem da produtos importados enquanto estes permanecem no porto.
Negativamente impactadas
Por outro lado, as empresas de varejo e de construção civil tendem a ser negativamente afetadas por juros mais altos. Isso porque a taxa de financiamento mais alta tende a pesar mais no bolso dos clientes, que passam a evitar gastar quando possível.
Outras empresas que podem ser impactadas negativamente por juros mais baixos são principalmente as que têm maior endividamento. Setores que operam com capital intensivo e que precisam financiar seus projetos, tendem a ver a sua dívida aumentar ainda mais com a alta da Selic.
A alta na taxa de juros tende a desestimular o consumo. Portanto, empresas de setores como varejo, elétrica e locação de veículos tendem a ser as mais afetadas pela subida de juros.