Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Taxistas de Três Lagoas usarão bandeira 2 nos próximos 30 dias

Mudança no taxímetro vigora de 15 de dezembro a 15 de janeiro

Três Lagoas possui 51 taxistas, legalmente cadastrados junto à Semutran  - Divulgação
Três Lagoas possui 51 taxistas, legalmente cadastrados junto à Semutran - Divulgação

Os taxistas de Três Lagoas, legalmente cadastrados na Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) para o transporte individual de passageiros estão autorizados a usar a Bandeira 2, em período integral (24 horas), no período de 15 de dezembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015.

A autorização legal consta no teor da Portaria 001, de 3 de dezembro de 2014, da Semutran, assinada pelo secretário Milton Gomes Silveira e publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira, 12, Edição 1241.

Pelo que consta na citada Portaria, ao autorizar o uso da Bandeira 2, pelo  período de 30 dias, o Secretário Municipal de Trânsito de Três Lagoas levou em consideração a reivindicação da categoria, “a necessidade de assegurar à população a manutenção dos serviços” e também “a necessidade de minorar o aumento dos combustíveis e outros insumos neste ano de 2014”.

Esse aumento no preço dos combustíveis e insumos “tem onerado o transporte individual de passageiros – TAXI, influenciando nos custos da operacionalização dos serviços”, reconhece o secretário Milton Silveira, por meio da referida Portaria.

TAXISTAS

Três Lagoas possui 51 taxistas, legalmente cadastrados junto à Semutran para o exercício legal da profissão.

Na Cidade, são sete pontos fixos de Taxi cadastrados e dois pontos rotativos (Estação Rodoviária e Aeroporto Municipal), para “dar oportunidade a todos os taxistas de trabalhar nesses dois locais”, explicou o presidente da Associação dos Motoristas e Taxistas de Três Lagoas (Assomtaxi), Valcídio Antônio de Queiroz.

“Conversamos com o secretário Milton e ele entendeu a nossa situação, causada pelo aumento dos combustíveis, lubrificantes e outros insumos, como peças automotivas”, observou Valcídio.

Depois desses 30 dias, autorizados pela Portaria, “voltaremos a usar a Bandeira 1, ou seja, a cobrança normal, até negociarmos o novo ajuste”, informou.

Os motoristas de taxi de Três Lagoas usam o taxímetro, anualmente aferido pelo Inmetro. A Bandeira 1 é de R$ 3,50 e a cada 100 metros rodado é cobrado R$ 0,35.

A Bandeira 2, com 20% de acréscimo sobre o preço normal, era usada somente aos sábados, domingos e feriados e durante a semana, apenas no horário compreendido das 20h às 6h.