A ministra da Agricultura Tereza Cristina, que viaja amanhã (12) para o Canadá em busca de acordos para importação de fertilizantes, falou a CBN que a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), localizada em Três Lagoas, MS, deve começar a funcionar nos próximos dois anos e que os últimos episódios no mundo, como o conflito entre Rússia e Ucrânia, mostraram que o Brasil não pode ficar tão dependente de outros países. “Eu não tenho dúvida que a UFN3 vai funcionar nos próximos dois anos, de uma maneira ou de outra, pois hoje todo mundo viu que essa dependência tão grande lá de fora não pode mais acontecer. Nós vamos fazer 50%, 60%, 80%, é isso que o mercado vai ditar daqui pra frente”.
Sobre a possibilidade de a Petrobras assumir a UFN3, a ministra explicou que a negociação com o grupo russo Acron tem mais de um ano e que eles não podem mudar agora. “Já tem um memorando assinado com essa empresa [Acron] e tem um negócio chamado segurança jurídica, que nós temos que respeitar. A Petrobras diz que até agora está tudo caminhando na normalidade”.
A ministra também falou sobre as eleições de 2022 e a possibilidade de ser vice de Jair Bolsonaro. Tereza Cristina reforçou que é candidata ao Senado e que nunca recebeu o convite para outro cargo. “O presidente nunca conversou comigo sobre esse assunto [vice na corrida eleitoral] e ele sempre soube e me pediu que eu saísse candidata ao Senado. Então, o meu projeto é ser candidata ao Senado pelo meu estado.”.
Confira a entrevista: