A Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes de Três Lagoas aumentou a produção de energia elétrica no primeiro bimestre deste ano. De acordo com informações da Petrobras, nos dois primeiros meses do ano foram gerados 316,3 megawatts médios, o que representa uma produção de 448,1 mil megawatts por hora. O índice de produção de energia aumentou quando comparado com a 2014, quando a produção média ficou em 232,2 MWmed.
O aumento na geração de energia deve-se à falta de água nos reservatórios das hidrelétricas de boa parte do país, em decorrência da estiagem.
A estatal informou que a termelétrica de Três Lagoas continua trabalhando na sua capacidade máxima de produção. “Desde setembro de 2012, a UTE LCP [Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes] atua com sua capacidade máxima disponível pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”, informou a empresa.
Somente no ano passado, a usina gerou 232,2 megawatts médio, o que equivale a uma produção de 2,033 milhões de megawatts/hora. Embora tenha apresentado queda quando comparado à 2013, ano em que a produção média foi de 251,4 MW, a produção na unidade de Três Lagoas colaborou com o aumento de 17% na produção de energia da Petrobras. Conforme comunicado emitido pela estatal no mês passado, o Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras gerou 4,7 GW médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente, explicou, para atender a uma população de aproximadamente 15 milhões de pessoas. O resultado também fez com que a estatal avançasse para a 5ª posição no ranking nacional de geração de energia.
ANIVERSÁRIO
Em abril do ano passado, a Termelétrica de Três Lagoas completou dez anos de operação. Nesse período, a unidade gerou 7,54 milhões de MWh, energia suficiente para atender a uma cidade de um milhão de habitantes pelo período de quatro anos e meio.
Inaugurada em 2 de abril de 2004, a termelétrica tem capacidade instalada para produzir até 386 MW. A usina opera em ciclo combinado desde 2012 quando passou a gerar energia utilizando vapor, além do gás natural, o que proporcionou um ganho de 50% em termos de eficiência energética.
Desde que instalada, a usina, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) capacitou mais de 40 empresas locais.