Veículos de Comunicação

Crise Hídrica

Termelétrica de Três Lagoas está em atividade desde setembro

UTE de Três Lagoas foi inaugurada em 2014

UTE de Três Lagoas foi inaugurada em 2014 - Arquivo/JPNews
UTE de Três Lagoas foi inaugurada em 2014 - Arquivo/JPNews

A crise hídrica provocada pela escassez de chuvas na região Centro-Oeste tem levado o governo federal acionar as usinas termelétricas. O objetivo é de diminuir os efeitos da crise hídrica que atinge boa  do país, e tem ocasionado baixos níveis nos reservatórios das hidrelétricas.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a situação hídrica é crítica na bacia do Paraná que abrange cinco estados:  GO, MG, MS, PR e SP.

A Usina Termelétrica de Três Lagoas pertence à Petrobras e está em atividade produzindo energia elétrica a partir do gás natural. A estatal informou que a usina está em atividade desde setembro de 2020 produzindo 100% de sua capacidade conforme a regulamentação do Operador do Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o boletim do ONS, a UTE Três Lagoas tem produzido 385,8 MW de potência, energia que é distribuído pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). O órgão é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica.

A termelétrica de Três Lagoas entrou em operação em 2014.