A procura por uma oportunidade de emprego em Três Lagoas tem sido bem maior do que a oferta de trabalho disponível no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat). De janeiro até ontem, 763 vagas foram captadas pelo órgão. No mesmo período, no entanto, o Ciat atendeu 25.391 pessoas buscando emprego. E, do total de vagas captadas, foram feitas apenas 288 colocações.
Nesses quase seis meses deste ano, o Ciat atendeu a 5.541requesições de seguro desemprego. De acordo com a diretora do Ciat, Fátima Montanha, por dia, cerca de 300 pessoas passam pelo órgão para fazer o cadastro. No entanto, por dia, em média, são disponibilizadas 20 vagas de trabalho.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na semana passada, em maio deste ano, o município fechou 166 postos de trabalho. Conforme o Caged, no mês passado, Três Lagoas registrou 1.386 admissões contra 1.552 desligamentos. No decorrer do ano, já são mais de mil vagas fechadas no município.
A diretora ressaltou que, neste momento, a procura por emprego é bem maior do que a oferta de vagas disponíveis. “Há cerca de 30 dias estamos com uma demanda acentuada de pessoas em busca de trabalho. O que nos favorece é a perspectiva que temos por parte das empresas que garantem que teremos uma quantidade expressiva de vagas, principalmente, na área de construção civil para Três Lagoas”, comentou.
PERSPECTIVA
O início das obras de terraplenagem das gigantes da celulose, Fibria e Eldorado, ainda não demandou grande quantidade de trabalhadores. De acordo com a diretora, há cerca de um mês, a Eldorado, por meio de uma empresa terceirizada, abriu processo seletivo para a contratação de 85 pessoas para trabalhar nas obras de terraplenagem da construção da segunda linha de produção em Três Lagoas.
A Construcap, que executará as obras de terraplanagem da nova linha da Fibria, também já iniciou as contratações no começo deste mês. A empresa informou que, inicialmente, seriam contratados de 100 a 200 trabalhadores. No início, a Construcap realizou as contratações por conta própria. Mas, a partir de agora, as vagas serão disponibilizadas através do Ciat.
Além disso, segundo Fátima Montanha, até o mês de agosto, uma empresa de grande porte, pretende contratar cerca de 600 pessoas também para trabalhar nas obras de expansão de uma empresa de celulose. “Nós estamos com essa expectativa positiva, que teremos um número acentuado de vagas para Três Lagoas, no decorrer de julho, agosto e setembro”, acrescentou.