Três empresas estão interessadas em explorar o estacionamento rotativo pago na área central de Três Lagoas. As empresas Décio Pacheco e Cia Ltda da cidade de União da Vitória, (PR), a Chavanti Sistema Ltda, Goiânia (GO) e a Zona Azul Serviços Administrativos de São Paulo (SP), entregaram envelopes contendo documentos no processo de licitação aberto pela Prefeitura de Três Lagoas para implantação e gestão do estacionamento rotativo em Três Lagoas.
De acordo com o secretário de Trânsito, Milton Gomes Silveira, o Setor de Licitação está agora concluindo a análise de habilitação das empresas para posteriormente abrir os envelopes e saber qual a melhor proposta apresentada. O processo já deveria estar concluído, mas duas das empresas questionaram a participam de outra. O secretário ressaltou que, se alguma empresa recorrer à justiça, o processo pode ser mais demorado, caso contrário, o estacionamento rotativo pode entrar em funcionamento dentro de 60 dias.
O serviço será operado em regime de concessão onerosa. Segundo o secretário de Trânsito, a empresa terá que repassar para a prefeitura 12% do valor total que ela arrecadar cobrando dos condutores pelo tempo em que deixaram os veículos estacionados na área central da cidade.Inicialmente, a empresa terá que investir cerca de R$ 400 mil em sinalização e aquisição dos equipamentos eletrônicos.
FUNCIONAMENTO
O sistema de estacionamento rotativo controlado e pago em Três Lagoas deverá funcionar através de controle informatizado, que utilizará programa denominado multivagas, que permitirá total controle eletrônico da movimentação financeira da arrecadação, aferição imediata de receitas e auditoria permanente por parte do poder concedente.
De acordo com o edital de licitação, os motociclistas vão pagar R$ 0,60/hora, enquanto que os proprietários de carros e similares pagarão R$ 1,60/hora de estacionamento rotativo. Os veículos só poderão permanecer na mesma vaga, pelo período máximo de duas horas.
Nessa primeira etapa, o estacionamento rotativo vai disponibilizar 1.471 vagas para automóveis e 400 vagas para motocicletas. Na segunda etapa, haverá um acréscimo de 646 vagas para automóveis e 329 para motocicletas. O horário de funcionamento do estacionamento rotativo será das 8h às 17 de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 13h. Nos domingos o estacionamento será livre.
O estacionamento rotativo será implantado na área central da cidade, no perímetro compreendido daavenida Rosário Congro até a rua Monir Thomé, incluindo as ruas Paranaíba, Oscar Guimarães, João Carrato e Generoso Siqueira. A segunda etapa está prevista para ser implantada depois de um ano da primeira etapa e chegará até a a região do Hospital Auxiliadora.
Atualmente Três Lagoas conta com uma frota de aproximadamente de 70 mil veículos cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Além desses, estima-se que na cidade circule uma frota flutuante de 10 mil veículos, ou seja, veículos que circulam diariamente na cidade, mas que não estão cadastrados no Estado. O objetivo do estacionamento rotativo é diminuir a dificuldade encontrada por motoristas para obterem vaga para estacionar no centro da cidade.