No próximo dia 15 de junho, data em que Três Lagoas completa 100 anos de emancipação política e administrativa, está prevista a assinatura do Termo de Cessão de Uso da antiga Estação Ferroviária pela União ao município. A prefeitura pretende utilizar o prédio para instalar um Corredor Cultural.
A antiga Estação Ferroviária estava sob a administração da empresa América Latina Logística (ALL), que desocupou o prédio após a conclusão das obras do contorno ferroviário e do novo pátio de manobras.
O superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Mário Sergio Sobral Costa, informou ao JP, que como o Estádio da Aden, foi cedido para uso ao município por 20 anos, igualmente, ocorrerá em relação a antiga Estação Ferroviária, que será destinanda para o desenvolvimento de atividades culturais, lazer e de preservação da história do município.
A antiga Estação Ferroviária já foi totalmente desocupada pela ALL. Uma equipe do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), concluiu o levantamento desta área.
Em relação às demais áreas que pertencem à ferrovia, Costa informou que a cedência para o município depende de um parecer judicial, porque na justiça tramita uma ação judicial que envolve a União e o município.
Embora exista boa vontade entre as partes envolvidas para colocar fim a pendência judicial , o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, disse que é preciso de decisão judicial que acate o perdão dessa dívida pela União, para possibilitar a transferência legal dessas áreas ao município.