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Três Lagoas: Comerciantes inovam no atendimento para fidelizar clientes

Na tentativa de conquistar novos e manter os antigos consumidores, lojas estão mudando a forma de atender

Na tentativa de conquistar novos e manter os antigos consumidores, lojas estão mudando a forma de atender - Arquivo/JP
Na tentativa de conquistar novos e manter os antigos consumidores, lojas estão mudando a forma de atender - Arquivo/JP

Promoção e desconto já são técnicas ultrapassadas quando o assunto é conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. O comércio três-lagoense tem demonstrado estratégias inovadoras com o objetivo de não estagnar as vendas diante da crise econômica que tanto se fala.Para isso os comerciantes têm realizado atividades que juntam o público-alvo e o produto comercializado. De acordo com a pesquisa realizada pelo Jornal do Povo, a ação tem dado resultado.

A estratégia é proporcionar um ambiente agradável promovendo um coquetel. O cardápio do evento deve abranger desde música ambiente a decoração personalizada. Os comes e bebes intercalado com manequins e vitrine recheadas de novidade para a nova estação tornam a loja uma extensão da casa do cliente. Coquetel, coffee break e cursos de maquiagem são algumas ações realizadas pelos comerciantes. “O consumidor tem que se sentir a vontade na minha loja”, afirma Rodrigo Leite, proprietário de uma loja de ótica de Três Lagoas.Nesta ótica, todos os sábados são servidos durante todo o expediente um café da manhã especial. O retorno é mútuo, afirma o empresário. “O cliente se sente a vontade e reconhece o nosso trabalho”, arremata. As vendas aos sábados superam um dia da semana de venda.

Maria Luiza Coffacci é proprietária de uma loja de roupas de grife e acredita que o detalhe é o responsável pela conquista e fidelização de qualquer pessoa. Cativa as clientes com acessórios de bolsa. “Eu mesma faço ou customizo alguns brindes que quero presenteá-las”.

Para Juliana Rodrigues, gerente de uma loja de franquia de sapatos, nem sempre o coquetel de lançamento de coleção registra um elevado índice de vendas. Conforme a gerente, as clientes preferem conhecer os novos produtos durante o coquetel, mas garante que boa parte delas retorna à loja para comprar.

Se o objetivo é tornar o ambiente familiar e agradável, certamente, essas lojas estão conseguindo. Prova disso é o aumento de vendas e a fidelização de clientes, como informou os três comerciantes. “Se o movimento não está tão forte, tenho que dar um jeito.Só não posso me acomodar e esperar que um dia as coisas melhorem”, ressalta Maria Luiza.

 

REDES SOCIAIS

As redes sociais também têm sido uma forte ferramenta para os comerciantes de Três Lagoas.Exemplo da agilidade de venda que as redes sociais possuem foi a promoção que uma loja de grife da cidade realizou em março deste ano. Segundo a proprietária do estabelecimento, Jane dos Santos, a promoção foi feita no Facebook e as primeiras dez pessoas que comprassem a calça da foto postada ganharia uma camiseta da mesma marca. “Para vender toda essa quantidade de peças, levaria em torno de uma semana”. As redes sociais conseguem atingir diretamente o público-alvo da loja e, por isso, o resultado em vendas é positivo.