Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas é a 2ªcidade com com maior cultivo de madeira para produção de celulose

Pesquisa do IBGE aponta ainda que MS tem a segunda maior área com eucalipto no país

Em 2014, o eucalipto era cultivado em 886,3 mil hectares de terra em Mato Grosso do Sul - Arquivo/JP
Em 2014, o eucalipto era cultivado em 886,3 mil hectares de terra em Mato Grosso do Sul - Arquivo/JP

Uma pesquisa da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada ontem, 5,  aponta que o Mato Grosso do Sul tem a segunda maior área do Brasil cultivada com eucalipto. De acordo com o Instituto, eram 886,3 mil hectares eucaliptos plantados em MS somente no ano passado.

O Estado de Minas Gerais lidera o ranking com um cultivo de 1,7 milhão de hectares. São Paulo é o terceiro estado na lista, com 870 mil hectares de cultivo da espécie.

Quatro cidades do MS estão entre os 20 municípios do país com maior produção de toras de madeira para produção de papel e celulose em 2014. Em segundo lugar deste ranking aparece Três Lagoas, dona de um cultivo de 2,6 milhões de metros cúbicos. Brasilândia aparece em quarto lugar, com 2,2 milhões de metros cúbicos; Selvíria, em 15º, com 879,3 mil metros cúbicos e Água Clara, em 20º, com 725,2 mil metros cúbicos.

O cultivo do eucalipto representa 99,36% da área total de florestas plantadas em todo o Estado. As maiores extensões de terra destinadas ao mesmo cultivo no país, segundo o IBGE, são Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Mato Grosso do Sul é o sexto estado do país.