Mais uma vez, Três Lagoas ganha destaque entre as cidades de Mato Grosso do Sul quando o assunto é geração de emprego. Isso porque a “capital da celulose” mais contratou trabalhadores com carteira assinada do que demitiu.
Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, em janeiro, o município admitiu 2.167 trabalhadores e demitiu 1.619 apresentando saldo positivo de 548 postos de trabalho.
Dessa forma a cidade ocupa o terceiro lugar no ranking de municípios que mais contrataram no primeiro mês do ano, perde para Campo Grande (797) e Dourados (609).
A agropecuária e o setor de serviços foram os responsáveis por garantir que Três Lagoas tivesse mais contratações do que demissões. Os demais setores fecharam com saldo negativo na geração de emprego.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck, os números refletem a recuperação da economia em Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, praticamente todos os setores geraram novas oportunidades, mas o setor de serviços é o principal responsável pela recuperação econômica.
No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul apresentou um saldo positivo de 37 mil empregos formais. Destaca-se no período o comércio, com 10.201 vagas a mais; indústria, com a criação de 4.003 novas vagas, e construção civil com acumulado de 3.814 empregos.
“Esse foi também o décimo mês em que o saldo acumulado de empregos fica acima de 30 mil vagas”, disse Verruck.