Veículos de Comunicação

Investimento

Três Lagoas ganha uma empresa por dia

Apesar do cenário econômico nacional desfavorável, empresários continuam apostando no desenvolvimento da cidade

Empresários apostam no desenvolvimento da cidade e mantêm investimentos em novos negócios - Cláudio Pereira/JP
Empresários apostam no desenvolvimento da cidade e mantêm investimentos em novos negócios - Cláudio Pereira/JP

Três Lagoas registrou, somente em janeiro deste ano, a abertura de 29 novas empresas. Em todo o ano passado, 387 empresas foram constituídas na cidade. Os números correspondem a uma média de quase uma nova empresa abrindo as portas por dia na cidade. 

Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) e mostram que, apesar da crise econômica nacional, o número de empresas abertas na cidade continua sendo maior do que as que fecharam as portas em 2015. 

Em janeiro deste ano, 15 empresas foram extintas. Em todo o ano passado, 145 empresas fecharam as portas em Três Lagoas. Apesar de 2015 ter sido um ano difícil, o número de empreendimentos abertos na cidade ainda superou os extintos. O número de empresas constituídas e extintas, no entanto, pode ser maior, ou menor, já que alguns proprietários não procuram a Junta Comercial para oficializar a abertura, ou fechamento. 

Em 2014, no entanto, o número de empresas constituídas (430) foi superior. O mesmo ocorreu em 2013, quando 553 empreendimentos abriram as portas em Três Lagoas. A quantidade de empresas abertas foi superior nesses anos devido às obras de construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras. Segundo a Jucems, em 2013, 106 empresas foram extintas no município. Já em 2014,118 empresas fecharam.

Três Lagoas fechou o ano de 2015 com 9.174 empresas. Se comparado a 2014, a cidade ganhou 596 empreendimentos em um ano. Em 2014, o município tinha 8.578 empresas em funcionamento e, em 2013, eram 7.621.

EMPRESAS
O empresário Helédio Salvabego foi um dos que resolveu investir nesse momento de crise. Ele abriu uma empresa de decoração neste ano em Três Lagoas, apostando que esse seria um bom momento para investir.  Ele trabalha com tecidos para tapeçaria, papéis de parede, almofadas e cama. 

A decisão de abrir esse empreendimento na cidade, segundo ele, deve-se ao potencial de Três Lagoas. “Fizemos uma pesquisa de mercado, e verificamos que essa região tinha um potencial para a instalação desse empreendimento, então resolvemos abrir a loja”, comentou.

O empresário Nélio Catanho também apostou em Três Lagoas e, há um ano e três meses, instalou a Arabi’s Esfiharia. Recentemente, abriu também uma cafeteria e diz que possui projetos de novos investimentos na cidade, inclusive no shopping center que será aberto possivelmente em 2017. Nélio disse acreditar no potencial de Três Lagoas. “As indústrias estão ampliando e novas empresas devem se instalar na cidade. Três Lagoas tem potencial de crescimento”, destacou.

O empresário disse ainda que o setor de alimentação é o que menos sofre com a crise. “A gente tem que pesquisar e saber a melhor maneira para investir e fazer as compras. Além disso, temos que trabalhar bastante”, comentou.