Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas já registrou 20 ocorrências de incêndio em 2015

Em 2014, número de incidentes com fogo também foi alto

Maioria dos casos é em terrenos baldios com mato ou lixo - ARQUIVO JP
Maioria dos casos é em terrenos baldios com mato ou lixo - ARQUIVO JP

Em apenas 15 dias do primeiro mês do ano, o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas já atendeu a 20 ocorrências de incêndio. Mas, não é de hoje que o fogo causa estragos na cidade. De acordo com um levantamento realizado pelo 5° grupamento do Corpo de Bombeiros, no ano passado foram registrados 312 incidentes com fogo, a maioria em terrenos baldios com mato ou lixo, pastagens, residências e prédios comerciais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o mês de maio de 2014 foi o que mais registrou ocorrências de incêndio, 50 no total. Sendo que 37 delas foram em terrenos baldios com mato ou lixo, sete em residências e prédios comerciais, e seis em pastagens.

Ainda de acordo com o corpo de bombeiros, os incêndios em terrenos baldios com mato ou lixo são os mais frequentes. Em 2014, foram 169 registros de fogo nesses locais. E do início do ano até agora, já foram atendidas 17 ocorrências. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que quem usa o fogo como forma de limpar terrenos e lotes, por exemplo, pode estar cometendo um crime.  A Lei Ambiental considera crime a conduta de toda pessoa que provoca incêndio em matas, seja na cidade ou no campo. A pena para esse tipo de crime varia de três a oito anos de prisão.

As pastagens também são áreas muito afetadas pelo fogo. No ano passado, o corpo de bombeiros de Três Lagoas atendeu 73 ocorrências. As queimadas, como são chamados esse tipo de incêndio, geralmente são provocadas em grande período de seca. Em 2014, o mês que apresentou o maior número de incêndio em pastagens foi fevereiro, 14 ocorrências.

Residências e comércio

Outra preocupação do corpo de bombeiros é com o fogo em residências e prédios comerciais, em duas semanas de 2015 foram três casos registrados. Durante todo o ano passado foram 58 ocorrências, a maioria por descuido com velas, fios expostos e até mesmo cigarro.

O último caso registrado foi na madrugada do dia 12 de janeiro, em uma casa no bairro Bom Jesus da Lapa. Vizinhos sentiram o cheiro de queimado e acionaram o Corpo de Bombeiros. Os donos da casa estavam viajando e a suspeita é de que a causa do fogo tenha sido um curto circuito.

Os outros dois casos foram registrados na madrugada do primeiro dia do ano. Uma residência localizada na Rua das Siriemas, no Bairro Jardim Carioca foi parcialmente destruída pelo fogo. E um caminhão estacionado no pátio de uma loja de materiais para construção, localizada na Rua Egídio Thomé, no Bairro Vila Alegre, foi totalmente queimado. As causas dos dois incêndios ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil.