Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas registra mais de dez mil raios em 30 minutos

Temporal durou cerca de uma hora e meia e teve ventos de 77,04 km/h

Três Lagoas está em área de alta atividade elétrica, aponta Inpe -  Ilustração/Mapa de Raios
Três Lagoas está em área de alta atividade elétrica, aponta Inpe - Ilustração/Mapa de Raios

Três Lagoas registrou, em trinta minutos de tempestade, um total de 10,4 mil raios. O temporal, que derrubou árvores e alagou residências em Três Lagoas foi registrado no início da noite deste domingo.

De acordo com a concessionária de energia Elektro, responsável por abastecer o município, o número de raios que atingiram o município durante a chuva é considerado três vezes superior à média mensal da cidade,  cerca de 3,3 mil raios/mês.

O temporal teve início por volta das 18h45 e se estendeu até às 21h10. De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, nesse período choveu 52 milímetros em Três Lagoas. O volume corresponde a pouco mais de um terço do previsto para chover durante todo o mês, 145 mm.

Quando começou, informa o meteorologista, os ventos registrados eram de 19,08 quilômetro por hora. Porém, em quinze minutos de chuva, chegaram a 77,04 quilômetros por hora, pico do temporal. Em seguida manteve-se entre 55km/h e 68,40km/h, entre às 20h30 e 21h.

A forte chuva, aliada aos ventos, fez com que a temperatura despencasse. Às 18h, os termômetros marcavam 31,7 graus. Às 19h30, já haviam caído para 19,5 graus.

O temporal deixou boa parte da cidade no escuro. Em alguns bairros o abastecimento de energia elétrica só foi reestabelecido na madrugada desta segunda-feira.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ainda nesta segunda-feira é grande a atividade elétrica em parte do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Três Lagoas, e Mato Grosso.

Dados do Mapa de Raios apontam que, por ano, Três Lagoas registra 10.6 raios por metro quadrado. A cidade está na 613ª posição no ranking nacional de densidade de raios e na 56ª, no ranking estadual.

CUIDADOS

Através de comunicado oficial, a Elektro destacou alguns cuidados a serem adotados para evitar acidentes e prejuízos. Em casa, o morador deve evitar o uso do chuveiro e torneira elétricas na hora da tempestade. Objetos de estrutura metálica, como fogão, canos etc, também devem ser evitados. Se puder, retire equipamentos elétricos da energia e mantenha-se afastado de tomadas. Além disso, a orientação é para que permaneça em casa até que a tempestade passe.

“Caso tenha algum equipamento elétrico danificado, o cliente deve entrar em contrato com a Elektro em até 90 dias, por meio dos canais de atendimento (0800-701 01 02 ou pelo e-mail : [email protected]), onde obterá as  orientações necessárias para o registro da solicitação. A Elektro analisará os danos informados e as ocorrências na sua rede de distribuição,  se manifestando junto ao cliente”, informou a empresa.