A Confederação Brasileira de Boxe e Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da administração local, realizaram na noite desta quinta-feira, 10 a solenidade de abertura e as lutas da fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Boxe. O evento que acontece pela primeira vez no Município será promovido até amanhã, 12, no Ginásio Municipal de Esportes “Cacilda Acre Rocha”.
A seletiva conta com a participação de atletas das seleções dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal que buscam conquistar as 17 vagas para a etapa nacional do campeonato mais importante do boxe brasileiro, que será realizado no mês de novembro em Aracaju (SE).
O diretor da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Brito, agradeceu ao Estado e ao Município por acolherem a competição. “Parabenizamos ao empenho de todos para que fosse possível a realização da seletiva na Cidade. Desejo boa sorte a todos os competidores e que possamos ter boas lutas”.
O presidente da Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul, Marcelo Nunes, ressaltou que a opção por Três Lagoas ser escolhida como uma das sedes foi devido ao apoio obtido na Cidade e também por causa do bom trabalho para o desenvolvimento da modalidade no Município. “Agradecemos o apoio do setor público, por meio da prefeita Marcia Moura (PMDB) e do deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB), que viu a importância de auxiliar o desenvolvimento do esporte. Aos lutadores desejo um bom campeonato e que vença o melhor”.
O deputado estadual Ângelo Guerreiro agradeceu a Federação de Boxe do Estado por ter escolhido Três Lagoas para sediar a seletiva do Campeonato Brasileiro de Boxe. “Que todos os atletas sejam bem-vindos ao nosso Município e que tenham uma boa competição”.
O vereador Jorge Martinho (PSD) esteve presente na solenidade de abertura representando a Câmara de Vereadores de Três Lagoas.
ATLETAS TRÊS-LAGOENSES
A seleção de Mato Grosso do Sul é composta por 10 atletas, sendo que dois boxeadores são de Três Lagoas, Thiago dos Santos (categoria até 91 quilos) e Ícaro Costa (categoria até 75 quilos). O técnico da delegação é o três-lagoense Marcos Praxedes.
Técnico e pupilos sabem das dificuldades que terão pela frente, mas apostam na classificação para fase principal do Campeonato Brasileiro a ser realizado em Aracaju no mês de Novembro. “Sei que é difícil, mas estou preparado para obter um bom resultado”, comenta Thiago.
Em 2013 ele disputou a competição nacional, mas não foi longe, pois, após vencer o primeiro adversário, teve de enfrentar, na sequência, o paraense Rafael Lima, sete vezes campeão Brasileiro, campeão pan-americano e com experiência de dois jogos Olímpicos, além de diversas outras competições internacionais.
“Naquele Campeonato Brasileiro foi complicado pra mim, pois tive pela frente logo de cara o Rafael Lima e perdi pra ele. Agora é diferente, acho que os adversários estão ao meu nível de preparação, portanto, tenho boas chances de sonhar com o título de campeão da Seletiva”, destacou Thiago Santos, que tem 25 lutas e é detentor dos títulos de tricampeão estadual e bicampeão do Circuito Sul-mato-grossense. No ano passado Thiago ficou fora da seleção do Estado.
Já Ícaro ressaltou que é estreante em competições a nível nacional, mas aposta na determinação e na preparação técnica e física que recebeu. “Tenho um bom treinador e ele conhece bem a realidade do boxe brasileiro, por isso acredito que ele me treina o suficiente para que eu possa garantir uma medalha e a vaga para a fase principal do Brasileiro de Boxe”, relata Ícaro.
O técnico Marcos Praxedes, que faz parte da comissão técnica da Seleção de Mato Grosso do Sul há três anos, sabe que os adversários vêm com time forte, por isso entende que não será tarefa fácil. “A escola de boxe de Minas Gerais, Distrito Federal e de Goiás são boas. Mas, posso dizer que a disputa será igual. A escola sul-mato-grossense tem se destacado nas competições nacionais e creio que o Thiago e o Ícaro possuem chances de obterem medalhas e a classificação”.
Sobre a seletiva ser no Município, Praxedes disse que é importante para o boxe da Cidade e que é resultado de trabalho desenvolvido em prol da modalidade. “É uma batalha de cinco anos. A Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul e o presidente Marcelo Nunes reconheceram isso”.
As lutas dos boxeadores três-lagoenses serão nesta sexta-feira (11), com início previsto para as 16h. A entrada para o evento é dois quilos de alimentos não perecíveis.
SELETIVAS
Além da seletiva que é realizada em Três Lagoas, acontecem simultaneamente as classificatórias nas cidades de Osório (RS) que conta com as seleções de Pernambuco, Amazonas, Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe, e em Aracaju, que reúne as seleções de Santa Catarina, Espirito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
RESULTADOS
Confira abaixo os resultados das sete lutas da noite desta quinta-feira, 10:
Categoria 64 kg
Luiz Carlos Ribeiro – MT
Estivan Falcão Florentino – MG
Categoria 69 kg
Uendel dos Santos – GO
Categoria 75 kg
Luiz Dias Filho – TO
Klisman Saber Simão – MG
Categoria 81 kg
João Santos Sousa – DF
Evaldo Silva – MS