Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas terá 16 lombadas e radares eletrônicos

Estudo será realizado para definir os pontos que receberão o sistema

Avenida Rosário Congro será uma das vias que terá sistema de fiscalização eletrônica - Claudio Pereira
Avenida Rosário Congro será uma das vias que terá sistema de fiscalização eletrônica - Claudio Pereira

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) adquiriu os equipamentos eletrônicos para serem instalados na cidade nos próximos meses visando o controle de velocidade nas vias públicas.Três Lagoas terá nove lombadas eletrônicas e sete detectores de avanço de sinal.

A Perkons S/A será a empresa que irá instalar os equipamentos eletrônicos e também ficar responsável pelo gerenciamento do serviço. A empresa, que já presta esse serviço em outras cidades do Estado, venceu a licitação e, através de concessão  desse serviço instalará e ficará responsável por esses equipamentos em Três Lagoas.

Segundo o secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, a prefeitura apenas solicitou a instalação deste tipo de fiscalização eletrônica, mas a responsabilidade da instalação e funcionamento será de responsabilidade do Detran/MS. Segundo a assessoria do órgão, tão logo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assine a ordem de serviço, a empresa iniciará a instalação desses equipamentos na cidade.

A Secretaria Municipal de Trânsito chegou a fazer um levantamento das vias que necessitam de fiscalização eletrônica, mas um novo estudo será realizado pela equipe de engenharia do Detran/MS. A prefeita Márcia Moura, esteve em Campo Grande na última sexta-feira, 23, e conversou com o diretor do Detran no Estado, que disse que os equipamentos serão instalados na cidade. Márcia disse, que esse tipo de sinalização eletrônica se faz necessário, considerando aumento elevado da frota de veículos de Três Lagoas.

Para o secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, a instalação das lombadas e dos radares é importante, pois contribuirá para a diminuição do número de acidentes que a cidade tem registrados.Quem dirige com tranquilidade e com responsabilidade, não precisa se preocupar, pois a lombada visa coibir abusos. É inadmissível que um condutor ande na cidade na mesma velocidade que é permitida na rodovia”, comentou Milton.

PONTOS

Novo estudo será realizado para se definir os pontos onde serão instalados os equipamentos, mas o secretário adiantou que que nas avenidas Rosário Congro e Filinto Müller e rua Egídio Thomé, serão instaladas equipamentos de sinalização eletrônica. 

Essa não será a primeira vez que Três Lagoas contará com sinalização eletrônica. Na primeira gestão do ex-prefeito Issam Fares, o município contava com lombadas eletrônicas em frente ao prédio da UFMS na avenida Olinto Mancini, porém depois de muita reclamação e de intervenção da Câmara Municipal e o serviço ter sido  objeto de discussão judicial, os equipamentos foram retirados. Entretanto, após esse impasse na justiça ter sido resolvido há alguns anos, Três Lagoas terá novamente com esse tipo de controle de velocidade.