Veículos de Comunicação

Verba

Três Lagoas terá serviço de atendimento médico em casa

Ministério da Saúde quer ampliação de serviço para pacientes acamados

Reinaldo Azambuja e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. - Imagem cedida
Reinaldo Azambuja e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. - Imagem cedida

o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, liberou nesta semana de R$ 2,1 milhões para a criação do serviço de Atenção Domiciliar, em Três Lagoas, e para custeio de leitos para pacientes com tratamento prolongado, no Hospital Auxiliadora. 

O anúncio foi feito durante solenidade de assinatura de convênios e liberação de recursos do governo federal para municípios de Mato Grosso do Sul nesta semana, em Campo Grande, com valor total superior a R$ 167 milhões.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, Três Lagoas terá habilitação para formação de uma equipe multiprofissional de Atenção Domiciliar, que visa tratar as pessoas no próprio domicílio. “O foco são moradores acamados, com  alguma infecção aguda ou alguma doença crônica, que precisam de um atendimento especial e que possuam limitações de locomoção”, explica.

O serviço é oferecido através do SUS (Sistema Único de Saúde) e é composto por médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.

A pasta ainda não possui quadro efetivo para iniciar os atendimentos. “Como dependíamos deste recurso, somente agora poderemos oficializar o quadro profissional. É um serviço inédito no município. A equipe ainda será formada e capacitada”, pontua.