Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas terá simulador veicular para emissão de CNH

Dois simuladores já estão no Centro Teórico e começam a ser usados por alunos a partir do mês que vem

Cerca de 270 instrutores se cadastraram para participar da capacitação - Divulgação
Cerca de 270 instrutores se cadastraram para participar da capacitação - Divulgação

Três Lagoas recebeu nesta semana dois simuladores que serão utilizados pelos centros de formação de condutores para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram entregues ao Centro Teórico de Formação de Condutores 12 simuladores, que serão usados pelas autoescolas do Estado a partir de outubro.

Ao todo, serão entregues 74 simuladores para atender aos 220 CFCs do Estado e haverá pelo menos uma máquina em cada microrregião.

Apesar da modernização e da proposta de melhor preparação de novos motoristas, a novidade não será implantada de graça. O custo de aulas extras será repassado aos alunos. Os centros de formação da cidade, porém, não estimam quanto será o aumento.

Cinco simuladores ficaram no Sindicato dos Centros de Formação de Condutores em Campo Grande, para atender as 48 autoescolas da cidade. Três Lagoas receberá mais uma máquina. Dourados e Aquidauana também receberão mais de um simulador. Rio Negro, Brasilândia, Fátima do Sul, Selvíria e São Gabriel d’Oeste têm uma unidade cada.

O QUE MUDA

Os candidatos à obtenção da CNH ou motoristas que mudarão de categoria são obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula de simulação. As aulas deverão ocorrer depois de o aluno ter feito o curso teórico e antes das aulas práticas de direção. Inicialmente, a determinação vale para os que dirigirão carros de passeio, na categoria B.

No simulador, o aluno terá oportunidade de dirigir com chuva, neblina, aquaplanagem. O instrutor poderá selecionar a aula na via rural, rodovia, cidade e até mesmo demostrar os riscos de dirigir embriagado.