Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas terá sistema de vídeo monitoramento em março

Ordem de serviço para início da instalação será assinada dia 16

Câmeras serão instaladas na área central da cidade e Lagoa Maior. - Ilustração
Câmeras serão instaladas na área central da cidade e Lagoa Maior. - Ilustração

Ainda no primeiro semestre deste ano, a cidade de Três Lagoas irá instalar um sistema inteligente de monitoramento por câmeras de segurança integradas ao banco de dados da Polícia Militar. De acordo com a Prefeitura, a ordem de serviço para início da obra será assinada nesta sexta-feira, 16, e a instalação de postes e ramais elétricos para abrigar as câmeras do sistema deve ficar pronta no prazo de dois meses.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Gracia, a empresa instalará os equipamentos na região central da Cidade e na orla da Lagoa Maior. “Cada câmera ficará a cargo de um técnico especializado no assunto, pois as mesmas tem um limite de alcance, logo esse profissional saberá onde é o melhor local para o posicionamento do equipamento”, explicou o secretário.

Para o comandante da Polícia Militar, Coronel Wilson Monari, o sistema de vídeo monitoramento é hoje umas das ferramentas mais eficazes no trabalho de segurança pública. “Além da prevenção, as câmeras possibilitam a prisão da pessoa no ato do crime, e ainda ajudam na investigação, porque é possível identificar o criminoso a partir das características”, considera o comandante.

Funcionamento

Uma central de monitoramento foi montada para que a Polícia militar possa acompanhar em tempo real as 35 câmeras instaladas pela cidade.  Ao visualizar uma atitude suspeita ou mesmo um crime, os policiais acionaram a equipe que estiver mais próxima ao local e ainda poderão consultar todo o banco de dados da PM, como número de placas de veículos e outros, que possam ajudar na identificação do suspeito.