Ainda no primeiro semestre deste ano, a cidade de Três Lagoas irá instalar um sistema inteligente de monitoramento por câmeras de segurança integradas ao banco de dados da Polícia Militar. De acordo com a Prefeitura, a ordem de serviço para início da obra será assinada nesta sexta-feira, 16, e a instalação de postes e ramais elétricos para abrigar as câmeras do sistema deve ficar pronta no prazo de dois meses.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Gracia, a empresa instalará os equipamentos na região central da Cidade e na orla da Lagoa Maior. “Cada câmera ficará a cargo de um técnico especializado no assunto, pois as mesmas tem um limite de alcance, logo esse profissional saberá onde é o melhor local para o posicionamento do equipamento”, explicou o secretário.
Para o comandante da Polícia Militar, Coronel Wilson Monari, o sistema de vídeo monitoramento é hoje umas das ferramentas mais eficazes no trabalho de segurança pública. “Além da prevenção, as câmeras possibilitam a prisão da pessoa no ato do crime, e ainda ajudam na investigação, porque é possível identificar o criminoso a partir das características”, considera o comandante.
Funcionamento
Uma central de monitoramento foi montada para que a Polícia militar possa acompanhar em tempo real as 35 câmeras instaladas pela cidade. Ao visualizar uma atitude suspeita ou mesmo um crime, os policiais acionaram a equipe que estiver mais próxima ao local e ainda poderão consultar todo o banco de dados da PM, como número de placas de veículos e outros, que possam ajudar na identificação do suspeito.