Desde que foi implantado o projeto de coleta de materiais recicláveis em Três Lagoas, em 2014, a maior reclamação da população é o caso de “furtos” dos sacos que são colocados na calçada para que os integrantes da Cooperativa Arara Azul recolham, façam a seleção e enviem para a reciclagem.
O ouvinte da Cultura FM – 106,5, Ismael, comentou em sua participação ao vivo durante o programa RCN Notícias, que é comum ter o saco de recicláveis levado, mas acaba conseguindo novos sacos reservas para não deixar de colaborar com o projeto.
Outros ouvintes já haviam denunciado que os sacos são levados da frente das casas, mas não é deixado um saco vazio.
O motorista de um veículo Shineray seria uma das pessoas que pegam os sacos, provavelmente por não fazer parte do projeto Arara Azul.
A repórter Ana Cristina Santos lembrou que, a cooperativa não estava conseguindo atingir sua meta de coleta, sem contar que não tem ainda um local próprio e definitivo para os trabalhos serem realizados.
Ainda conforme a repórter, talvez haja necessidade de uma campanha de conscientização e divulgação maior, pois assim a população possa dar uma parcela de contribuição maior.
Vale lembrar que os caminhão responsável pela coleta de recicláveis passa em dias distintos ao do caminhão da coleta do lixo comum.