O mercado da beleza e da estética voltado para o público masculino tem ganhado cada vez mais clientes em todo o país, prova disso são os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que mostram o quanto o mercado especializado nos homens cresceu. Somente no ano passado este segmento aumentou em 11% e faturou mais de R$ 11 bilhões em todo o Brasil. Em Três Lagoas não há nenhum estabelecimento que atenda exclusivamente os homens, no entanto há centros estéticos que atendam essa parcela de consumidores.
O que impulsiona este mercado, na opinião da dermato-funcional Adriana Ortega, é não somente a vaidade. “Muitos deles vêm incentivados pelas esposas e com o objetivo de passarem uma boa imagem no âmbito profissional”, comenta.
Ao contrário do que pode parecer, não são os jovens a maioria entre os clientes do centro de estético analisado pela reportagem do Jornal do Povo. “Rapazes com até 25 anos estão preocupados com o corpo e preferem investir em academia e malhação ao invés de cuidarem da pele e do cabelo”, pontua a cabeleireira Sandra Rodrigues.
De acordo com Adriana, a maioria dos clientes são homens com mais de 35 anos de classe média alta. Além disso, muitos deles vão uma vez ao mês ao centro de estética e gastam, em média, duas horas. “Isso porque a maioria vem para cortar o cabelo, fazer a limpeza de pele e as unhas, que por sinal são os três serviços mais procurados”. O cliente chega a gastar a quantia de R$ 175 com estes serviços.
A aplicação de botox e preenchimento também é um dos serviços bastante procurados pelos três-lagoenses, segundo Ortega. “Em média, o centro atende quatro homens com idade superior a 40 anos”, finaliza.
O advogado Clécius Abrahão, de 26 anos, assume ser um adepto do mercado da beleza. “Estar bonito e bem arrumado me faz bem tanto pessoal quanto profissionalmente”, conta.
Para estar sempre em dia com a vaidade, o advogado faz a cada quatro meses hidratação e selagem nos cabelos, depilação no peito e barriga e corte de cabelo mensalmente e depilação a laser na barba. Sem contar que todos os dias antes de sair de caso o penteado merece a dedicação de preciosos minutos. “O cabelo e os dentes representam muito o rosto de um homem, não posso ir trabalhar mal arrumado”, brinca.
A pele é uma das maiores preocupações do advogado que nunca sai de casa sem antes utilizar o protetor solar e o dia não termina se não limpá-la e passar um ácido, que combate a oleosidade e retarda o envelhecimento da pele. “Periodicamente me consulto com uma dermatologista e vou ao dentista”.
Para Clécius a boa aparência é, antes de tudo, uma característica da própria personalidade. “Claro que conta no ambiente profissional, mas desde o fim da minha adolescência acho fundamental o cuidado com a beleza. Estar bonito me faz bem”, finaliza.
O advogado Clécius Abrahão dedica parte do seu tempo e do seu dinheiro com tratamentos estéticos de pele e cabelo