Três Lagoas ficará com a arrecadação de tributos referente à Usina de Jupiá. A informação é da CTG (China Three Gorges), que comunicou que o domicílio fiscal das usinas instaladas no rio Paraná, divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grossso do Sul deixará de pertencer às cidades de Ilha Solteira e Castilho e passará para Selvíria e Três Lagoas, respectivamente, seguindo definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o instituto, as caixas de força das usinas estão localizadas em Mato Grosso do Sul e não no estado vizinho.
As usinas passam por um período de transição. Na última terça-feira, dia 5, aconteceu a cerimônia com a presença do ministro-interino de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata e representantes chineses, juntamente com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang foi assinado o contrato de concessão das Usinas Hidrelétricas para o próximo 30 anos. A empresa será a primeira estrangeira a assumir sozinha a gestão de uma hidrelétrica no Brasil.
A CTG Brasil arrematou as duas usinas no leilão realizado em 25 de novembro de 2015 e o valor total da outorga é de R$ 13,8 bilhões em bônus. A empresa pagou 65% desse valor e pagará o restante em 180 dias. Jupiá e Ilha Solteira tem capacidade instalada de 4.995 MW. Com essa aquisição a CTG Brasil se torna a segunda maior geradora de energia com capital privado no país.
A equipe de reportagem do JPNews entrou em contato com o assessor jurídico de Três Lagoas, Clayton Mendes, para saber o posicionamento do munícipio em relação ao comunicado da CTG Brasil, mas até o fechamento da reportagem não conseguiu contato.( Com informações Folha da Região).