Veículos de Comunicação

Oportunidade

Trilhos são retirados da área central de Três Lagoas

Serviço de retirada dos trilhos teve início na manhã desta quinta-feira, 23, e não se sabe o destino desse patrimônio

Serviço de retirada dos trilhos teve início na manhã de ontem, 23 - Elias Dias/JP
Serviço de retirada dos trilhos teve início na manhã de ontem, 23 - Elias Dias/JP

A América Latina Logística (ALL) começou a retirar o restante dos trilhos da linha férrea que está desativada no perímetro urbana de Três Lagoas. Parte dos trilhos foi retirada no ano passado e reaproveitado na construção do novo pátio de manobras construído para atender o novo traçado ferroviário de Três Lagoas.

Ontem, a ALL iniciou a retirada do restante do material, no perímetro compreendido entre a antiga Estação Ferroviária, sentido Hospital Auxiliadora. Jornal do Povo apurou que a ALL estava negociando com o Ministério dos Transportes a cedência do restante desses trilhos para a empresa utilizar na manutenção da malha ferroviária, da qual é responsável.

O engenheiro do Dnit de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, disse que esses trilhos são de responsabilidade do órgão, e que nesta sexta-feira estaria verificando sobre essa possibilidade de cedência dessa material para a ALL.

INVIABILIZADO

A retirada destes trilhos inviabiliza qualquer projeto futuro de transporte de massa em Três Lagoas, visando transportar pessoas desde o Residencial Novo Oeste até a Vila Piloto e Jupiá. Diferente do tráfego ferroviário, que impunha várias manobras sobre a linha férrea na área central da cidade, estrangulando a passagem de veículos,  o projeto de se utilizar a linha férrea como meio de transporte urbano, pouco impactaria no trânsito, uma vez que trata-se de um transporte barato, sem poluição e, sobretudo, rápido.  Entretanto, como não tem planejamento definido para a destinação e utilização da área, a cidade vê que ao poucos vai se inviabilizado essa possibilidade.