A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) obteve a primeira colocação no Estado entre as instituições de ensino superior avaliadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF). Entre as 192 universidades listadas pela Folha de São Paulo, a UFMS obteve a 36ª colocação, com nota geral de 67,13.
O Ranking da Folha considera 40 áreas de cursos de graduação em 192 universidades, públicas e particulares, com avaliação de pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. Em Mato Grosso do Sul, a UFMS ficou em primeiro lugar; em segundo ficou a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na 73ª posição; em terceiro, a Anhanguera – Uniderp, em 132ª; em quarto, a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), em 133ª lugar, e em quinto, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB ), na 146ª posição.
Dentre os cursos avaliados na UFMS, Agronomia teve a melhor colocação, obtendo a 12ª posição, contra a 54ª em 2014. Medicina também teve grande evolução, deixando a 28ª posição no ano passado para a 14ª neste ano. A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor pelo quarto ano consecutivo no Ranking da Folha. Em segundo, a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Em terceiro, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em quarto, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, em quinto, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).