Líderes da União Europeia (UE) se reúnem numa cúpula extraordinária, no dia 23, para debater a crise dos refugiados, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na rede social Twitter.
A cúpula ocorre no dia seguinte de um conselho de ministros do Interior da UE, também marcado extraordinariamemte para debater o problema dos fluxos migratórios e a proposta de distribuição de mais 120 mil refugiados que estão na Grécia, Itália e Hungria.
Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, tinha anunciado que a Alemanha e a Áustria pediram ao Conselho Europeu a realização de uma cúpula europeia extraordinária sobre a crise migratória na próxima semana.
“É um problema para toda a União Europeia e, neste sentido, pedimos a realização de uma cúpula europeia extraordinária na próxima semana”, disse Merkel à imprensa após um encontro em Berlim com o chanceler austríaco, Werner Faymann. “Donald Tusk vai tratar disso”, acrescentou.
O Parlamento Europeu votou hoje (17) favoravelmente à proposta da Comissão Europeia de criar um mecanismo para distribuir mais 120 mil refugiados entre os Estados-Membros.
Colocada de forma extraordinária na agenda parlamentar, a votação da reintegração das pessoas que estão na Itália, Grécia e Hungria foi aprovada por uma ampla maioria dos deputados.