A usina termelétrica Onça Pintada, da Eldorado Brasil, recebeu a licença de operação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para iniciar as atividades. Instalada em Três Lagoas, a fábrica deve produzir energia a partir da biomassa de eucaliptos.
O projeto é inédito no Brasil por utilizar tocos e raízes para a fabricação da celulose e, segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, está dentro do plano estadual de produção de energias sustentáveis.
"Este é um investimento inovador e inédito e está dentro da linha estratégica de desenvolver energias renováveis em Mato Grosso do Sul. Vamos produzir e vender energia elétrica através da biomassa de eucalipto, transformando os subprodutos de um produto que já tem grande importância para o Estado", afirma.
A usina termoelétrica tem capacidade de produzir energia suficiente para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes. Primeiro empreendimento da Eldorado Brasil na área de energia, a unidade recebeu R$ 400 milhões em investimentos próprios e funciona dentro do complexo da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, em Três Lagoas. A planta terá capacidade para gerar 432 mil MegaWatts de energia por ano.