O período de vazio sanitário da soja para a safra 2021 teve início neste dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e segue até 15 de setembro. Neste período, fica proibida a presença de plantas vivas da oleaginosa e o cultivo da cultura.
A medida é uma técnica agronômica de manejo de pragas e doenças, em especial para o controle da ferrugem asiática.
Segundo informações da equipe técnica dos órgãos de defesa sanitária, 90 dias são suficientes para evitar a contaminação e proteger as nossas lavouras de doenças que podem ter alto índice de devastação.
Produtores rurais que cultivarem as plantas neste período estão sujeitos a multa. No Estado, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) é responsável pela fiscalização e notificação.
Entidades ligadas a pesquisas, como a Fundação Chapadão, de chapadão do sul emitiu um alerta para produtores da região diante da medida.
Nesta safra houve aumento em área e volume em Mato Grosso do Sul, o que fez do estado o maior do Centro-Oeste e o segundo maior do País, para a temporada. com alta de 7,1% em relação chegando 5,4 milhões de hectares e 22,5 milhões de toneladas, 9,4% a mais que na safra anterior.