Veículos de Comunicação

4

Viagem: Litoral é o destino favorito dos três-lagoenses

Bonito e Pantanal não aparecem entre as preferências

Bonito é considerada a capital do ecoturismo - Divulgação
Bonito é considerada a capital do ecoturismo - Divulgação

Os destinos mais procurados no estado de Mato Grosso do Sul são Bonito e Pantanal, e a preferência dispensa justificativas, mas o Jornal do Povo explica: passeios que envolvam aventura e contato direto com a natureza. Bonito acaba tendo um nome até modesto para tantas belezas naturais, como costuma brincar a agente de turismo Tatiana Falco Batista. E estes destinos têm engrossado os índices de turistas estrangeiros no Estado. Conforme o Anuário Estatístico de Turismo 2015, do Governo Federal, Mato Grosso do Sul recebeu quase 62 mil visitantes estrangeiros em 2014, um aumento de 50% comparado a 2013.

Apesar do aumento de turistas no Estado, os turistas estrangeiros é a maioria e os três-lagoenses, ao contrário, preferem viajar para o litoral, segundo Tatiana. “É quase cultural isso entre os três-lagoenses. Eles vão para o litoral do sul de carro, mas não vão de avião para destinos dentro do próprio Estado”, conta.

A justificativa, apontada pela agente de turismo, é que a população tem interesse por lugares mais quentes, mais badalados e com praias. Pantanal e Bonito são agitados, mas com outro estilo. “Em Bonito, por exemplo, os passeios são em grutas e cachoeiras. A aventura não é em festas de axé, como no nordeste, e sim em passeios como trilha”, explica. O contato direto com a natureza é o diferencial destes destinos, conforme Tatiana Batista. Entre os passeios mais procurados em Bonito destacam-se o da Gruta do Lago Azul, flutuação no rio e as trilhas no Parque das Cachoeiras.

De acordo com a agente de turismo, não é por falta de oferta que as viagens para o interior do Estado são pouco procuradas pelos três-lagoenses. “Inclusive, o pacote para Bonito e Porto Seguro (BA), por exemplo, tem quase o mesmo valor, em torno, de R$ 1.900 por pessoa”.

Os paulistas e estrangeiros que residem em Três Lagoas, no entanto, apreciam os destinos sul-mato-grossenses. “Há pouco tempo uma família norte-americana foram para Bonito. Os paulistas que se mudaram para cá também procuram por este destino durante o período de férias escolares”, complementa.

Bonito neste ano já teve aumento de 14% no turismo comparado ao ano passado e o Pantanal foi eleito o 4° melhor destino do mundo para observar a vida selvagem, também neste ano.