Veículos de Comunicação

Oportunidade

Vistoria é mantida e atinge 46 mil veículos em Três Lagoas

Apenas o prazo de licenciamento dos veículos com placa final 1 e 2 foi prorrogado

Para os veículos com data de fabricação inferior a cinco anos o vencimento do licenciamento continuou 30 de abril - Arquivo/JP
Para os veículos com data de fabricação inferior a cinco anos o vencimento do licenciamento continuou 30 de abril - Arquivo/JP

Ao todo 46.345 veículos com mais de cinco anos deverão passar por vistoria este ano, em Três Lagoas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mantiveram na semana passada a Portaria 32/2014, que estabelece a obrigatoriedade de vistoria anual para fins de licenciamento, a esses automóveis.

Apenas o prazo de licenciamento dos veículos com placa final 1 e 2 foi prorrogado, para até o dia 29  de maio, e não mais até o dia 30 de abril, como estava estabelecido anteriormente. Em Três Lagoas, 9.220 carros que atendem esses dois requisitos deverão passar por licenciamento.

A decisão vem esclarece o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que sugeriu a suspensão da portaria. No dia 22 do mês passado um Projeto de Lei visando reduzir em 20% o valor da vistoria, foi protocolado na Assembleia Legislativa de MS. Para os veículos com data de fabricação inferior a cinco anos o vencimento do licenciamento continuou 30 de abril.

“Criou-se uma confusão sobre esse assunto com relação à vistoria ou inspeção veicular. O Detran vai realizar a vistoria veicular, conforme determina o art. 22, do Código de Trânsito Brasileiro”, esclareceu o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro Dino.

PLACAS MERCOSUL

O Contran adiou por mais um ano a obrigatoriedade das placas veiculares com padrão único para todos os países do Mercosul.  O novo modelo deverá ser usado a partir de 1º de janeiro de 2017 e não em 2016, como estava definido. O sistema que criará as novas combinações de letras e números ainda não foi concluído, daí o motivo do adiamento.

O modelo será adotado apenas para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional.As novas placas terão mais letras e menos números e a cor do fundo será sempre branca. Só as cores das fontes vão variar: para veículos de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; e de colecionadores, prateado. As medidas serão as mesmas já utilizadas pelos brasileiros – 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.