Veículos de Comunicação

Educação

Alunos apresentam trabalhos em mostra científica no Exitus

As apresentações dos estudantes surpreenderam os professores

Alunos comandam braço mecânico hidráulico com seringas -
Alunos comandam braço mecânico hidráulico com seringas -

O colégio Exitus de Três Lagoas realizou, ontem, a sua Mostra Cientifica e Cultural. Cerca de 300 alunos do ensino fundamental e médio participaram. Eles desenvolveram projetos de várias áreas sob os mais diversos temas, principalmente ligados à biologia e à química. Os trabalhos surpreenderam os professores, a coordenação e a direção da instituição de ensino pela criatividade e eficiência deles. Alguns abordaram a importância da reciclagem, outros a história de Hitler. Os insetos típicos do cerrado de Mato Grosso do Sul também foram objetos de trabalho, sob o tema “Artrópodes”.

Os alunos do 8º ano Pedro Paulo, 14, e Pedro Henrique, 13, optaram pela simulação de tecnologia robótica. Eles criaram um braço mecânico hidráulico feito com seringas, elásticos e mangueiras de infusão. O mecanismo funciona à base de água e ar e é comandado pelos próprios alunos por meio das seringas. “Pesquisamos na internet alguns trabalhos e encontramos alguns semelhantes a esse. Gostamos da ideia, por isso resolvemos criar um braço”, disse Pedro Paulo. Através dos comandos era possível pegar pequenos objetos, como uma caixa de fósforos, por exemplo.

Uma sala de cinema também foi montada durante a mostra. Um grupo de estudantes, também do 8º ano, fez questão até da pipoca e, principalmente, do telão. O filme em reprodução, entretanto, dificilmente faria parte de suas opções temáticas. Nele, a 2ª Guerra Mundial e a atuação do nazista Adolf Hitler eram exibidos. Segundo os alunos, é importante resgatar parte dos episódios que causaram grande repercussão em todo mundo. “Alguns estudantes da nova geração não conhecem essas histórias, por isso resolvemos apresentá-la”, disse Ana Luiza Sanito, 14 anos, uma das integrantes do grupo composto também por seus colegas de sala Werick Zacheo, 14, e Pietra Ortunho, de 13 anos. Eles foram tão detalhistas a ponto de vestirem trajes típicos que imitavam os uniformes dos nazistas, como forma de reflexão crítica. As suásticas nazistas foram produzidas pelos próprios alunos e simbolizaram uma clara ironia à indumentária do exército alemão da época.

Foi possível conferir também os artrópodes do cerrado sul-mato-grossense. Os alunos do 2º ano, Bruna Caroline Rezende, 15 anos, Ariane Caroline, 16 Gustavo Barros, 16 anos e Márcio Roberto Miolli, 16, foram até as trilhas do Sucuriú e recolheram amostras de alguns insetos típicos da região. Eles disseram que os insetos estão presentes no dia a dia da população, porém, passam despercebidos e causam repulsa, de modo geral. Eles, entretanto, valorizaram esses invertebrados, pois cada espécie animal tem seu próprio papel na natureza. “É importante que as pessoas conheçam a ação de cada um desses bichos. Eles não existem por acaso”, disse Bruna.