Veículos de Comunicação

Maracaju

Educação de Aparecida promove encontro para elaboração do Plano Municipal

Plano deve ser elaborado e adequado até o dia 24 de junho de 2015

Secretário de Educação abriu a reunião e falou dos avanços da elaboração do Plano Municipal de Educação - Divulgação
Secretário de Educação abriu a reunião e falou dos avanços da elaboração do Plano Municipal de Educação - Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado promoveu, na última sexta-feira, 29, no Centro Cultural e Pedagógico Professor Agrício José Tolentino, o terceiro encontro para discutir e elaborar o Plano Municipal de Educação.

Com o tema “Planejando a próxima década”, o Plano Municipal de Educação deve ser elaborado e adequado até o dia 24 de junho de 2015. O secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos, ressaltou que o envolvimento dos professores, coordenadores, diretores, comunidade e membros do Comitê local é fundamental para que sejam pontuadas todas as necessidades da Educação do município.

Fazem parte do Comitê local de elaboração do Plano Municipal de Educação os seguintes profissionais: Fátima Odélia Ferreira, Iria Marta de Rosa Ramos Queiroz, Jefferson Rinaldi Bernardino, Lucimar Tábua Carrasco, Junier César, Sandra Mara Vieira e Wellington Baldivia Dani.

A coordenadora Fátima Odélia Ferreira explicou que o Plano Municipal de Educação deve atender as principais necessidades da comunidade e cumprir as 20 metas estabelecidas nos planos Nacional e Estadual de Educação para que as três esferas de governo estejam em consonância.

Durante o encontro, Joaquim e Fátima colocaram em evidência a pauta da reunião anterior e avaliaram positivamente a participação de todos os envolvidos. O secretário de Educação convidou os seis grupos de trabalho formados durante o segundo encontro para apresentarem as suas metas e estratégias para o Plano Municipal.

No grupo 1 é tema “Garantia do direito da Educação Básica com qualidade” e o estudo foi apresentado por Rúbia Alexandra Poltronieri, diretora da Escola Municipal Ana Maria do Nascimento.No grupo 2 trabalham “Superação das desigualdades da educação” e a apresentação foi feita por Silvia Regina e Maria José, membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O grupo 3 tem como tema “Valorização dos profissionais da Educação” e foi apresentado por Sandra Mara (Sindicato Municipal de Educação) e Ronilson Nogueira Machado (presidente do SIMTED –Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação). No grupo 4 trabalha-se “Educação Superior” e o professor Wellington Baldivia Dani e Denise Nunes Pereira  fizeram a apresentação. O grupo 5 teve como tema “Gestão Democrática” e foi apresentado pelo vereador Jefferson Rinaldi Bernardino e pela diretora da Escola Municipal João Chama,  Eva Maria de Jesus. Já o grupo 6 ficou responsável por explanar sobre “Financiamento” e as estratégias e metas foram apresentadas por Junier César (Contabilidade da Prefeitura) e Fátima Maria Nunes Ferreira ( representante do setor de Projeto da Secretaria de Educação).

Para as apresentações das estratégias e metas que farão parte do Plano Municipal de Educação todos os grupos fizeram pesquisas no Plano Nacional de Educação, bem como no Plano Estadual e em sites confiáveis que contam com dados seguros como: IBGE, MEC, IDEB, EducaSenso, entre outros.

De acordo com o secretário de Educação, além deste encontro houve um segundo momento em que todos se reuniram no Sindicato do Servidor Público Municipal, na manhã da última segunda-feira, para definir o próximo passo. Uma mobilização definida como “Dia P” – correspondente a Dia do Plano – será realizada no próximo dia 10, no Centro Cultural e Pedagógico Professor Agrício José Tolentino, que reunirá todos os professores da Rede Municipal de Ensino.