Um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado viajou para Três Lagoas na terça-feira, 28, para participar do início do projeto esportivo da Petrobrás. A parceria com o município foi firmada com o Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento (Cintercop).
O secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos, explicou que o projeto é coordenado pelo Centro de Referência Esportiva da cidade de Três Lagoas, e destinado aos educadores físicos, professores, coordenadores e diretores das escolas. Ainda segundo Joaquim, o objetivo é contribuir no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da ampliação e democratização do acesso a atividades esportivas educacionais inclusivas e qualificadas.
Participam 26 professores. Cada um receberá um kit esportivo com dezenas de materiais para a prática de esporte. “Este projeto vem a somar com a Educação, por acrescentar conhecimento aos professores e aos alunos. Nós iremos capacitar os educadores físicos para trabalharem a metodologia com os estudantes”, explicou Joaquim.
O projeto ocorrerá dentro da escola, mas será aplicado com as crianças e jovens das comunidades. Os profissionais participarão de oito encontros neste ano e seis no ano que vem. Já despesas com a capacitação, alimentação, hospedagem e kits são de responsabilidade da Petrobrás.
A Secretaria Municipal de Educação busca desenvolver outros projetos para o fortalecimento e enriquecimento da Educação de Aparecida do Taboado. O município pretende trabalhar ainda com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); e com os projetos ambientais em parceria com a Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) e ainda em parceria com a América Latina Logística (ALL).