O 20ª Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) é aberto a toda a população, e ocorre entre os dias 24 e 25 de outubro, na Faculdade Insted, no Museu de Imagem e Som, na Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos e no Teatro Glauce Rocha.
Em Campo Grande o comitê do Proler é conveniado à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) desde 1997, e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do estado como UEMS, UFMS, Unigran, e outros parceiros da sociedade civil.
E para ampliar o acesso à leitura o programa articula a literatura e a leitura com outras expressões culturais propiciando o acesso a materiais escritos, abrindo novos espaços de leitura, e integrando as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Melly Sena, o Proler tem como objetivo incentivar e aumentar a leitura dentro do cotidiano cultural da sociedade, e nesse processo as instituições culturais, escola e principalmente as bibliotecas são imprescindíveis e complementares.
Entre os convidados, a 20ª edição do Proler recebe Ana Crélia Dias e Renata Junqueira, pesquisadoras renomadas na área de letras e literatura. E em sua primeira fala a livro docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renata Junqueira, disse que é necessário estimular a leitura desde o ventre, para que as crianças desenvolvam o hábito da leitura, e acima de tudo, gostem de ler.
Na abertura do evento, durante a manhã desta quinta-feira (24), que contou com apresentação do Quinteto de Jazz da Sectur, a secretária municipal de cultura e turismo, Melissa Tamaciro, destacou a importância do evento para o cenário literário de Campo Grande, o que, segundo ela,
A Gestora da Biblioteca Pública Municipal, Sueli de Oliveira, destacou a necessidade do incentivo a leitura através de oficinas, cursos e espaços para a prática.
Para mais informações entre em contato pelo número 3316-9155.
Confira o cronograma completo: