O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) começa hoje às 13h (horário de Brasília). Pela primeira vez, desde que foi criado em 1999, os candidatos não poderão usar caneta esferográfica azul. De acordo com a organização, somente a cor preta é reconhecida pela leitura óptica que verifica o resultado dos cartões de resposta. Além disso, as canetas devem ser de material transparente.
Lápis, borracha e relógio também não serão permitidos. Os estudantes que levarem esses objetos deverão depositá-los em uma sacola plástica que será entregue nos locais de prova. Celular e mp3 player ficam junto com esses objetos.
O ministério afirma que a proibição do relógio visa garantir a segurança do exame. O medo do governo é que os candidatos usem transmissores escondidos em relógios digitais e mesmo os de ponteiros para fraudar o Enem.
A adoção das sacolas neste ano é para reforçar a segurança e evitar casos como o de um repórter de Pernambuco, que mandou uma mensagem de celular para a redação do jornal com informações sobre o exame. Para fazer a prova, tanto no sábado como no domingo (23), os estudantes devem levar um documento de identificação com foto.
Local de prova
O cartão de confirmação não é obrigatório neste ano, mas é aconselhável que ele seja levado. Dessa forma, evitam-se erros e se facilita qualquer pedido de orientação feito aos fiscais. Quem não recebeu o documento em casa – eles deveriam ter sido entregues até o dia 14 – pode imprimi-lo no site do Inep.
Para ter acesso ao cadastro, é só clicar no ícone do Enem no portal, inserir o CPF e a senha feita no momento da inscrição. Se o candidato também esquecer a senha, não precisa se desesperar: basta pedir para que esta seja enviada para o e-mail.
A organização recomenda que o aluno chegue com pelo menos uma hora de antecedência no local de prova. O candidato também deve levar uma garrafa de água e comida leve, como barra de cereal, pois o exame é longo: dura 4h30 no sábado e 5h30 no domingo.