Em Três Lagoas, 109 detentos participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que será aplicado nesta terça-feira (11) e também na quarta (12). Segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), as provas ocorrem na Penitenciária de Segurança Média, Estabelecimento Penal Feminino e Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, do regime semiaberto.
As provas iniciam 12h30 e o número de inscritos, no município, é o mesmo se comparado ao ano passado. Na lista de inscritos há ainda dois adolescentes da Unidade Educacional de Internação (Unei) “Tia Aurora”. Segundo a Agepen, a aplicação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (PPL) ocorrerá em 35 presídios de Mato Grosso do Sul para 1.054 reeducandos inscritos.
No primeiro dia do exame serão aplicadas as provas de linguagens, redação e ciências humanas. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática, com o mesmo período de duração.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho obtido como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.
Ainda conforme o INEP, o Enem PPL pode ser usado para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).