Os pequenos robôs de Lego encantam crianças carentes de 7 a 11 anos, de Terenos. Esta é uma das cidades de Mato Grosso do Sul que têm aulas gratuitas de programação por meio da robótica. O objetivo é fazer com que crianças e adolescentes passem a, desde cedo, gostar de ciências e tecnologia.
A metodologia de ensino do Sesi disponibiliza uma plataforma online, desenvolvida pela empresa RoboGarden, que levar o ensino de robótica e programação a escolas.
Mais de 9 mil crianças, no Estado, já receberam ensino gratuito de robótica desde que o projeto foi implantado nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi, em 2014. A RoboGarden, que agora passa a integrar a grade curricular dos alunos das escolas do Sesi, também estará disponível, a partir do ano que vem, em todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi no Estado.
Em Maracaju, as aulas de robótica serão levadas à Escola Municipal Irma de Lima de Matos, localizada no Bairro BNH. A ação, fruto de uma parceria com o Sicredi, garantirá que 30 crianças, de 6 a 8 anos de idade, tenham acesso à robótica durante dois anos.
O Sesi adota a robótica educacional em sala de aula desde 2006. Atualmente, todas as 459 escolas da instituição que atuam com ensino fundamental e médio no Brasil, sete delas em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Aparecida do Taboado e Naviraí ofertam a robótica. (Com informações da Fiems)