Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Escola de Aparecida passa por avaliação do MEC

A avaliação é para implantação de um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A avaliação foi acompanhada pelo prefeito Robinho Samara e equipe da Secretaria de Educação - Divulgação
A avaliação foi acompanhada pelo prefeito Robinho Samara e equipe da Secretaria de Educação - Divulgação

Aparecida do Taboado contará com um pólo da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UAB/UEMS) a partir de 2016. Na tarde da última segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) enviou uma equipe para avaliar a Escola Municipal João Chama, recentemente ampliada para a implantação da unidade.

A avaliação foi realizada pela professora doutora Andreia Gentil Bonfante, da Universidade Federal de Mato Grosso, de Cuiabá-MT. Ela visitou a unidade escolar acompanhada pela coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação à Distância da UEMS, Maria Bezerra Quast de Oliveira. O prefeito Robinho Samara; secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Joaquim Donizete de Matos; vereador José Rodrigues de Matos (Zezão do PT); coordenadora do pólo UAN/UEMS, Loiracy Tábuas Carrasco Alcazas; diretora da escola, Eva Maria de Jesus e a coordenadora, Vera Pereira, também presenciaram a avaliação.

Para o pólo a escola conta com uma secretaria, biblioteca acadêmica, sala dos professores e coordenadores, direção, sala de informática e sala de multiuso.

A avaliadora explicou que por meio de registros fotográficos e relatório, o MEC decidirá se Aparecida do Taboado atende as exigências para a implantação de cursos à distância na unidade sugerida. A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos “As normas devem estar em conformidade para o pólo ser considerado apto. Assim que os editais forem abertos, a CAPS liberando os recursos, os cursos já poderão ser liberados”, explicou.

O secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos, destacou o empenho do prefeito Robinho Samara para a instalação e disse que após a aprovação, a cidade poderá receber diversos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos por universidades estadual e federal. “Estamos dando um grande passo na Educação do nosso município. Este é um sonho de todos que está cada vez mais próximo da realidade”.

Com a criação do pólo UAB/UEMS a Administração Municipal acredita que terá uma significativa economia para os cofres públicos, além da comodidade de atender os universitários em seu próprio município, pois diariamente são transportados 473 universitários para estudar em diversos municípios da região. Todos recebem 75% de desconto no transporte e destes estudantes 253 são bolsistas, recebendo 20% de desconto na mensalidade.

Os transportes são realizados por 13 veículos para universidades de Santa Fé do Sul-SP, Jales-SP, Fernandópolis-SP, Ilha Solteira-SP, Pereira Barreto-SP, Três Lagoas-MS e Paranaíba-MS. O custo anual deste serviço prestado pelo município é de aproximadamente R$ 1 milhão, ao contar com transporte terceirizado, frota própria, combustível, manutenção e folha de pagamento dos motoristas.