A criatividade em sala de aula reflete, muitas vezes, no desenvolvimento e no bom desempenho do aluno. Telefones de brinquedo, por exemplo, construídos de forma artesanal, com tubos de PVC, estão ajudando estudantes a ler e a escrever melhor. São crianças com idades entre 7 e 9 anos que passaram a aprimorar a concentração, na Escola Municipal Olyntho Mancini, com o aparelho que leva o nome de “sussurrofone”.
A professora Rosenir Araújo Gomes, idealizadora do projeto, diz que os alunos já apresentaram melhoras significativas. O estudante Bernardo Santana, de oito anos, disse que aparelho é útil. “Consegui pronunciar algumas palavras que tinha dificuldades e também consigo entender melhor o que estou lendo”, frisou. O diretor da escola, Jeferson Martins, revelou que 100 alunos usam o aparelho.
INSPIRAÇÃO
Dando aulas há 17 anos, a professora é observadora das dificuldades e bloqueios dos seus alunos. O “sussurrofone” foi inspirado no Whisper Phone (Telefone do Sussurro, encontrado em escolas americanas) e está em uso há dois meses. A individualização do processo de aprendizado, segundo a professora, possibiliza que alunos participem de atividades de leitura oral ao mesmo tempo em que cada um cada escuta somente a si mesmo.