Veículos de Comunicação

Maracaju

Escola “Gustavo” lidera pontuação das escolas estaduais de Paranaíba

Tabela tem informações sobre dois novos indicadores

Escola obteve 460,04 pontos - Divulgação
Escola obteve 460,04 pontos - Divulgação

A escola que teve o melhor desempenho no critério redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na rede pública de ensino em Paranaíba foi a Escola Estadual "Gustavo Rodrigues da Silva", com 460,04 pontos. Como apenas 25 alunos da escola fizeram o Enem, não foi possível calcular a média dos 30 melhores alunos da escola. A taxa de participação chegou a 60%.

A diretora da Escola "Gustavo", Romilda Anacleto, não sabia do bom desempenho dos alunos, mas ficou feliz em saber dos resultados positivos do trabalho com os alunos do ensino médio.

Em segundo lugar está a Escola Estadual "José Garcia Leal" com 454,81 pontos onde 163 alunos fizeram a prova; a média doa 30 melhores alunos da escola foi de 513,51. No terceiro lugar na média foi da Escola "Aracilda Cícero Correa da Costa" com 454,35. A Escola "Wladislau Garcia Gomes" obteve 440,23.

A Escola Manoel Garcia Leal não teve sua média divulgada, conforme a diretora Laura Salgueiro, ela acredita que a justificativa seja o baixo número de alunos que fizeram a prova.

A tabela tem informações sobre dois novos indicadores: o nível socioeconômico (INSE) e a formação docente. O resultado está disponível no site http://www.inep.gov.br/ do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O INSE de cada escola é a média do nível socioeconômico dos seus alunos, distribuído em sete níveis (sendo 7 o mais alto). O cálculo dessa medida foi feito a partir das informações fornecidas pelos alunos no preenchimento do questionário contextual.

O segundo indicador é a proporção de professores de cada escola que leciona no ensino médio e possui a formação adequada, nos termos da lei. Os dados utilizados são os fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica.