A Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes, de Paranaíba, lançou na tarde desta quinta-feira, 14, um subprojeto que envolve educação, cidadania, cultura e arte. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e tem ainda a participação de diversas pessoas da sociedade e é intitulado Escola Wladislau.
Leni Aparecida Souto Miziara explica que o objetivo do projeto é amplo e abrange também a família dos alunos; isto porque, segundo ela, há diferenças de classes socais entre os alunos.
Hoje, são aproximadamente 700 alunos matriculados na escola. A maioria vai participar da ação. Entre as atividades a serem desenvolvidas no projeto, Leni cita como exemplo o curso de etiqueta à mesa, pelo qual os alunos irão aprender, desde como arrumar uma mesa da forma correta, à também se comportar durante as refeições. “Em todo Brasil temos uma dificuldade em despertar o gosto pelo estudo no aluno. Por ele não ver uma perspectiva com o estudo, ele não se empenha em se sair bem na escola”, disse.
Leni também explica que a parte educacional será desenvolvida pelos acadêmicos da Uems que fazem parte do projeto Observatório da Violência e Observatório da Educação. Serão trabalhados ainda temas como o resgate de valores humanos, ético e morais através de mini-cursos voltados a família e aos alunos.