Veículos de Comunicação

Educação

MS receberá Olimpíadas Escolares em 2013

As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008

 A vice-governadora Simone Tebet e equipe de governo estiveram reunidas hoje (9), pela manhã, com o Comitê Olímpico Brasileiro, ocasião em que foi manifestada a vontade política de sediar o evento e apresentada a estrutura de Campo Grande, uma das candidatas a sediarem as Olimpíadas Escolares em 2013. 

“Temos vontade de trazer as Olimpíadas Escolares de 2013 para Mato Grosso do Sul. Diante das exigências, estamos preparados para sediar o evento. Mato Grosso do Sul quer. É mais que um projeto de governo, é um projeto de Estado. Temos ginásios cobertos, instalações adequadas e a rede hoteleira está fortalecida para receber o evento. Acredito que o comitê ficará surpreso ao visitar os locais. Estamos à disposição para atender a todas as solicitações”, destacou a vice-governadora Simone Tebet.

Em relação à pista de atletismo emborrachada, Simone afirmou que se Campo Grande for escolhida, a pista será construída.


A reunião aconteceu no gabinete da Governadoria, onde estiveram presentes o diretor Geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner, técnicos do comitê, o presidente da Fundesporte, Júlio César Komiyama, o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, a secretária-adjunta da Educação, Cheila Vendrami e o presidente da Fundação Municipal de Esporte de Campo Grande, Carlos Alberto.
 
Hubner frisou que a intenção do comitê é realizar os jogos em locais diversificados. Os jogos já foram realizados em Minas Gerais, no Paraná, em Goiás, no Ceará, no Distrito Federal e na Paraíba. “Queremos diversificar os locais dos jogos. Mato Grosso do Sul manifestou vontade política, que é o primeiro passo do processo. Agora, realizaremos as visitas técnicas e nos reuniremos com a rede hoteleira para definirmos algumas questões. Mato Grosso do Sul tem um esporte organizado e se destaca nos eventos nacionais”, afirmou o diretor do Comitê Olímpico.
 
De acordo com Edgar Hubner, serão investidos cerca de R$ 4 milhões na realização do evento, sendo metade dos recursos na hospedagem dos atletas. “A contrapartida é que os locais que sediam os jogos invistam no transporte, na montagem, na assistência médica e na segurança dos atletas. Já foi repassado um caderno de encargos e o governo do Estado se prontificou a atender as exigências” afirmou Hubner.
 
“As olimpíadas escolares são um grande incentivo para os atletas e um momento em que são garimpados os talentos para representarem o Brasil em eventos internacionais, principalmente nas Olimpíadas de 2016, além de promover a transformação da sociedade através de uma ferramenta educacional-esportiva”, afirmou Edgar.
 
Mato Grosso do Sul está pleiteando as Olimpíadas Escolares na faixa etária entre 12 e 14 anos. “O Comitê Olímpico Brasileiro oferece duas modalidades, as olimpíadas para atletas entre 12 e 14 anos e para atletas entre 15 e 17 anos. Preferimos a faixa etária entre os 12 e 14 anos por termos bons atletas e grandes medalhistas nesta idade. Queremos conquistar medalhas e ter um bom destaque no evento”, destacou o presidente da Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul.


Mato Grosso do Sul conta com cerca de 160 atletas preparados para disputarem as olimpíadas escolares, com destaque nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, futebol de salão, basquete, natação e handebol.
 
Campo Grande concorre com outras quatro cidades para sediar os jogos: Belém (PA), Teresina (PI), Natal (BE) e João Pessoa (MG). O anúncio da cidade escolhida será feito no dia 28 de outubro deste ano. Se escolhido, Mato Grosso do Sul terá o direito de ter duas delegações, a de Mato Grosso do Sul e a de Campo Grande.
 
As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
 
O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
 
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no País. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional.
 
Para participar das etapas, as escolas públicas e particulares devem se qualificar nas Seletivas Municipais e, posteriormente, nas Seletivas Estaduais. Em 2010, cerca de dois milhões de jovens atletas de todo o País participaram das fases classificatórias.