Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

No Dia Mundial da Alimentação, Educação expõe projetos

Projetos foram apresentados, e em seguida servido um café da manhã

Atualmente são quatro escolas rurais, três nos distritos e uma na zona urbana - Foram expostos projetos desenvolvidos nas escolas do campo
Atualmente são quatro escolas rurais, três nos distritos e uma na zona urbana - Foram expostos projetos desenvolvidos nas escolas do campo

Na manhã desta quinta-feira, dia 16, a Secretaria de Educação comemorou o Dia Mundial da Alimentação com a exposição de diversos trabalhos realizados nas escolas rurais de Paranaíba, em seguida foi servido um café da manhã com produtos vindos das hortas das escolas rurais.

Maria Ângela Pereira Pedroso, responsável pela Educação no Campo, destacou que o objetivo foi mostrar as atividades desenvolvidas com os alunos da educação do campo que participam da Horta Escolar e Gastronomia, que visa a mudança de hábitos alimentares. “As famílias e a comunidade em que estão inseridas também participam”, disse.

Os resultados, continuou, têm sido muito positivos, até porque os professores foram preparados com um curso de 40 horas direcionadas a quatro áreas de conhecimento: educação, gastronomia, alimentação e nutrição, e meio ambiente e horta. “As cozinheiras da rede municipal de ensino também estão tendo a oportunidade de participar de formações com nutricionistas e gastrônomo”, disse.

Maria Ângela também falou sobre o curso de graduação em educação no campo, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no caso de Paranaíba, as inscrições são feitas pela internet, pelo site da Copeve, até o dia 30 de outubro. “A licenciatura é dividida entre presenciais e não presenciais, as aulas podem ser em Três Lagoas ou Campo Grande, o aluno pode escolher”, destaca.

Ainda estão abertas as inscrições para a especialização em educação no campo, com aulas em Paranaíba, as inscrições já estão abertas e se encerram no dia 2 de novembro, e são feitas direto no site. Maria Ângela conta que serão 11 encontros durante o curso, onde as especialistas de Campo Grande ministrarão as aulas.

Atualmente são quatro escolas rurais, três nos distritos e uma na zona urbana que atende somente alunos das escolas do campo, num total de aproximadamente 1.200 alunos.