Os pais ou responsáveis que não conseguirem matricular os filhos nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) de Três Lagoas devem procurar a Central de Vagas a partir do dia 1° de fevereiro. As matrículas na rede municipal de ensino iniciaram em 14 de janeiro e encerram no dia 29. Caso a vaga não seja disponibilizada nesse período em alguma unidade, é necessário informar à Central, segundo a coordenadora do setor de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Selma Ferreira.
Durante entrevista no Programa Bom Dia Três Lagoas, exibido pela TVC, Canal 13, nesta terça-feira, 26, a coordenadora explicou que os CEIs não são autorizados a realizar cadastro ou qualquer outra lista no sentido de prover vagas. “Isso deve ser feito diretamente na Central de Vagas, pois, se surgir uma vaga extra em qualquer escola, o estudante será encaminhado para lá e a matrícula efetivada”.
Além disso, Selma ressalta que as vagas disponibilizadas nem sempre são próximas às residências dos estudantes. “Muitas vezes a matrícula é aberta em uma escola que não fica perto da casa do aluno e os pais devem ter paciência. Por isso é importante informar à Central de Vagas para que o cadastro seja feito tanto para o Fundamental quanto para Ensino Infantil, e os pais serão informados via telefone”, pontuou.
Três Lagoas conta com 16 Centros de Educação Infantil (CEI's) e 16 escolas municipais. O ano letivo de 2016 da rede municipal de ensino oferece 2.773 vagas para novos alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), deste total, 1.911 vagas são destinadas à educação infantil, que atende alunos de zero a cinco anos, e 862 designadas para o ensino fundamental, que compreende alunos com idade de seis a 14 anos.